Vazão da transposição em Monteiro vai a 4,5 m³/s; em 15 dias sobe para 9,0 m³/s

A vazão da água da transposição do Rio São Francisco no Rio Paraíba deve duplicar a partir deste domingo (26), segundo informou a assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional. De acordo com o órgão, a vazão atual de 2 m³/s deve subir para 4,5 m³/s após o enchimento dos reservatórios de Campos e Barro Branco, nas cidades de Sertânia e Custódia, respectivamente, em Pernambuco.

De acordo com informações a sexta estação de bombeamento do Eixo Leste da transposição é composta de duas motobombas, mas apenas uma delas está operando, em fase de testes. Cada bomba tem capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m³/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de cerca de 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do Rio São Francisco chegue ao Açude de Boqueirão.

O Ministério da Integração Nacional esclarece, ainda, que a liberação da vazão completa da motobomba em operação só pode ser feita após o processo de enchimento dos reservatórios pernambucanos, que ficam após a estação.

A expectativa é de que seja entregue 9m³/s de água no prazo de 15 dias quando os dois conjuntos de motobombas estiverem funcionando simultaneamente.

O Ministério da Integração Nacional não informou sobre a previsão de quando a outra motobomba deve começar a funcionar nem estipulou um prazo para que a água da transposição chegue ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Caminho das águas
No eixo leste da transposição, a água do Rio São Francisco é captada na cidade Petrolândia, em Pernambuco, e segue até a cidade de Monteiro, na Paraíba, passando por canais, aquedutos, 12 reservatórios e um túnel. Depois que a água chega a Monteiro, ela segue pelo Rio Paraíba e vai para os açudes de São José I e açude Poções, ainda em Monteiro.

Em seguida, a água vai para o açude de Camalaú e depois segue para Boqueirão, açude de Acauã, e, por fim, para um perímetro irrigado na região do município de Sapé.

CARIRI EM AÇÃO

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 994189.