Candidata a vice-presidente, Manuela D’Ávila vota em escola em Porto Alegre

Candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PC do B) votou na manhã deste domingo (28) no Colégio Santa Inês, em Porto Alegre, no segundo turno das eleições 2018. Ela vai acompanhar a apuração em São Paulo, ao lado de Haddad.

Manuela chegou para votar pouco antes das 9h. O colégio abriu votação pontualmente às 8h, com movimentação tranquila. Grupos de apoiadores foram até o local com cartazes com frases como “Manu no Jaburu”, em referência à residência oficial da Vice-Presidência, e “O amor vai vencer o ódio”.

“Hoje é um dia muito importante para o Brasil, para as mulheres e os homens brasileiros. Tenho convicção que nos últimos dias os milhares de homens e mulheres que foram às ruas de forma voluntária se engajar na nossa campanha, em defesa da democracia e da liberdade, produziram a maior virada da história das eleições do Brasil. Que é a vitória do Haddad, a minha, a vitória de um Brasil livre, soberano, desenvolvido e com trabalho valorizado”, disse a candidata após votar.

No sábado (27), Manuela participou de ato político na capital gaúcha com apoiadores. A “Caminhada pela Democracia” reuniu, segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas. A Brigada Militar não fez levantamento.

A candidata estava acompanhada de Miguel Rossetto (PT), que concorreu ao governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno, e pelos deputados federais Henrique Fontana (PT) e Maria do Rosário (PT), que foram reeleitos.

O Rio Grande do Sul tem pouco mais de 8 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Para governador, os candidatos são Eduardo Leite (PSDB) e José ivo Sartori (MDB).

Na pesquisa de intenção de voto divulgada no sábado (27) pelo Ibope, Leite aparece com 57% e Sartori com 43% dos votos válidos.

Na última pesquisa para presidente, o Ibope apontou Jair Bolsonaro (PSL) com 54% dos votos válidos, e Haddad com 46%. Já o Datafolha mostrou Bolsonaro com 55%, e Haddad com 45%.