Dia de Finados: O que é e porque é celebrado em 2 de novembro?

Conhecido como Dia dos Mortos, o Dia de Finados é um feriado religioso comemorado em 2 de novembro com orações e homenagens aos que já se foram. Nesta data, as famílias costumam visitar as sepulturas dos entes queridos e enfeitar seus túmulos com flores, além de acenderem velas por suas almas e rezarem por eles no cemitério.

A data foi instituída no século 13 pela Igreja Católica por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Os registros históricos mostram que a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10, com a ideia de que os vivos devem intervir pelas almas que esperam a purificação no purgatório.

No entanto, o costume é ainda mais antigo. Ao que tudo indica, desde o século 2, há indícios de cristãos que oravam por seus falecidos nos túmulos. Depois, a Igreja foi aderindo ao costume e no século 5 virou costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas.

México

No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias, de 31 de outubro a 2 de novembro, e as pessoas celebram a morte com alegria, enfeitando as ruas e organizando desfiles.

A caveira mexicana (La Catrina), símbolo da festa, foi criada pelo cartunista José Guadalupe Posada, um dos responsáveis por consolidar a data no México. Nessa data também é costume ter alteres decorados dentro de casa, os mexicanos os enfeitam com flores, caveiras de papel machê, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas.