População de Monteiro conta com novo equipamento na área da Saúde

A luta contra o câncer de mama ganha mais um reforço na cidade de Monteiro que desde a semana passada conta com um novo mamógrafo na Rede Municipal de Saúde, ampliando com isso, a oferta de exames gratuitos de mamografias, essenciais para detectar sinais iniciais do câncer na mama.
O equipamento teve o custo de R$240 mil reais e foi adquirido através de uma emenda parlamentar do Senador Cássio Cunha Lima e vai facilitar o acesso dos exames de mamografia para as mulheres de Monteiro assim como de outras cidades da região do Cariri.
O novo aparelho funcionará no Centro de Atenção à Saúde da Mulher no centro da cidade, e atenderá os agendamentos feitos pela Central Municipal de Marcação. Atualmente o serviço é ofertado pela rede credenciada, conveniada ao SUS.
A chegada do mamógrafo faz parte de uma grande mobilização da prefeita Anna Lorena pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, complementando as ações já desempenhadas pela Saúde Municipal.
De acordo com a prefeita Anna Lorena, a chegada do mamógrafo tem um forte impacto positivo no município e nas cidades vizinhas. “O Centro da Mulher passa a ser referência em mamografia na região do Cariri, pois é oferecida de forma gratuita”, e ainda salientou: “Esta é mais uma conquista, é mais uma garantia de luta pela vida. O mamógrafo é de fundamental importância, pois ele é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama”.
“O novo mamógrafo é um grande avanço para o município. Teremos a oportunidade de aumentar a oferta e não permitir que se formem filas. Este exame é fundamental para detectar alterações na glândula mamaria e com isso, diagnosticar nódulos. Quando o tratamento do câncer de mama é iniciado cedo, as chances de cura são de mais de 90%”, garante a secretária Saúde, Ana Paula Oliveira.
Durante todo mês de outubro, a campanha municipal do Outubro Rosa promoveu diversas ações voltadas à informação, diagnóstico e tratamento da doença.

Ascom/Monteiro