Celular que vira tablet? Samsung anuncia novo smartphone com tela dobrável

É oficial! A Samsung acaba de anunciar seu novo modelo de smartphone com um diferencial surpreendente: uma tela dobrável. De acordo com a empresa, a tecnologia chamada Infinity Flex Display define o celular como “um smartphone que se transforma em um tablet”.

Samsung apresenta novo modelo de celular com tela dobrável.

Samsung apresenta novo modelo de celular com tela dobrável. (David Paul Morris/Bloomberg/Getty Images)

A apresentação aconteceu no evento Samsung Developer Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos. Por enquanto, a Samsung divulgou apenas o protótipo do aparelho, que ainda não possui nome definido e nem data oficial de lançamento, mas garantiu que já começará a produção em massa nos próximos meses. O painel Infinity Flex Display é o responsável por possibilitar o modelo de “2 em 1” – um smartphone comum quando está fechado e um tablet quando está aberto, em um painel de 7 polegadas.

A inovação da tela dobrável exigiu algumas mudanças nos tradicionais detalhes de um celular. Por exemplo, a fabricante teve que abandonar o vidro como material da tela para garantir que o painel se dobre e desdobre diversas vezes.O aparelho terá uma tela convencional com um segundo display que ficará disponível quando o celular estiver fechado, onde o usuário poderá acessar aplicativos e outros recursos do smartphone tradicional.

Apesar do celular com a tela dobrável já ser um rumor da Samsung há anos, somente agora eles confirmaram que o sistema Google suporta o painel. Outra novidade é a capacidade do celular ter até três aplicativos funcionando ao mesmo tempo. Além disso, o painel também terá suporte a diferentes resoluções de tela, pois o display fixo e o dobrável terão especificações distintas, mas que ainda não foram anunciadas. Confira a prévia do modelo:

Até agora, estas são as especificações que já sabemos sobre o aparelho: a tela principal tem 7,3 polegadas com proporção 4,2:3 e resolução 1536×2152 pixels densidade de 420 ppi, enquanto a tela secundária (que fica na parte traseira de uma das partes dobráveis) tem um tamanho comum, proporção de 21:9 e resolução de 1960×840 pixels e 420 ppi. Tudo indica que o lançamento do celular deve acontecer em 2019, mas não há previsão de data ou possível preço.

Capricho