Temer deve assumir embaixada na Itália, diz jornal

Tratada como uma “saída honrosa” para o presidente em fim de mandato, Michel Temer pode ser nomeado embaixador do Brasil na Itália após deixar a Presidência. É o que informa o jornal Correio Braziliense.

Ao assumir a embaixada em Roma, Temer teria garantido o foro privilegiado.O atual presidente encerra seu governo em meio a duas denúncias da Procuradoria-Geral da República e dois inquéritos criminais (portos e Odebrecht).

Na conclusão das investigações do inquérito dos portos entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal pediu o indiciamento e o sequestro e bloqueio de bens de Temer.

Embaixada em Roma

A embaixada em Roma é considerada uma das mais prestigiadas do corpo diplomático brasileiro, e é chefiada por Antonio de Aguiar Patriota, diplomata de carreira e ex-chanceler de Dilma Rousseff (PT). Caberá ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), nomear ou não Temer.

Nesta semana, Bolsonaro se encontrou com o embaixador da Itália, Antonio Bernardini, sobre uma possível extradição do ex-militante da esquerda italiana, Cesare Battisti, que foi condenado à prisão perpétua no país europeu, mas vive atualmente no Brasil. A extradição é um compromisso que foi assumido por Bolsonaro com o líder da extrema-direita e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, durante a campanha.

Forum