Docentes da unidade prisional da São João do Cariri são contemplados com Prêmio Mestres da Educação

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor – 2018.
Na cidade de São João do Cariri foram comtemplados com o Prêmio Mestres da Educação os professores Tercio Dias, Roberta Brandão, Vyrna Gaudêncio e Katiane Lucena, professores da unidade prisional do município.
Os professores possuem uma forma dinâmica de educar por meio de projetos, tornando os próprios reeducandos protagonistas, autônomos de suas habilidades e assim comprometidos com a mudança de vida dos mesmos.
Os projetos premiados foram os projetos de literatura da professora de língua portuguesa, Roberta Brandão, que desenvolveu o projeto voltado à literatura em cordel, buscando nas linhas da poesia sua realidade de cada aluno.
A pedagoga, Katiane Lucena, desenvolveu o projeto que deu destaque a importância do conhecimento e do aprendizado no contexto prisional, denominado de “Minibiblioteca, Caixa móvel de leitura”.
O professor de ciências biológicas, Tércio Dias desenvolveu durante o ano letivo o projeto “Hortas educativas no contexto prisional, plantando para colher um fruto melhor”.
Por fim, a professora de ciências humanas e sociais, Vyrna Gaudêncio, executou o projeto “Somos protagonistas da história. Vivências no cotidiano prisional”.
Os professores além de dedicarem o momento as alunos e familiares também agradeceram os agentes penitenciários, ao governador Ricardo Coutinho, e ao vereador George Aquino, e a equipe do Cariri em Ação, que ajudaram a construir essa historia provando que é possível a mudanças social dos detentos.
O projeto educativo destinado à educação no dos internos da cadeia pública de São João do Cariri foi iniciado em 2013, por iniciativa do vereador George Aquino. ‘Este prêmio demostra todo o desempenho e compromisso dos professores com a educação prisional.

 

Cariri em Ação