Assistência Social de Caraúbas realiza a tradicional “Noite Cultural”

A Secretaria da Assistência Social do município de Caraúbas realizou na noite desta quinta-feira, dia 27 de dezembro de 2018, mais uma edição da já tradicional Noite Cultural com o objetivo de apresentar a sociedade caraubense os serviços oferecidos pelo Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV durante todo o ano nas comunidades rural e urbana, dos projetos e programas vinculados a Assistência Social. O tema do evento este ano foi as Riquezas Nordestinas.

A secretária Flávia Emanoella Quirino, da Assistência Social, usou da palavra para agradecer a oportunidade de mais uma vez poder participar da realização das apresentações das oficinas socioeducativas do SCFV. “Chegamos ao final de mais um ano e queremos agradecer pelo carinho e a contribuição de todos, neste momento em que as famílias de Caraúbas se reúnem para assistirem aos espetáculos de mais uma edição desse evento que já se consagrou no mês de dezembro no calendário turístico do município”, afirmou a secretária.

O prefeito Silvano Dudu esteve acompanhado da vereadora e primeira dama, Cleoneide Assis (Neide), os vereadores Teinha, Tomaz e Fabinho, além dos secretários municipais da Assistência Social, Flávia Quirino, da Educação professora Gracilene Aquino, da Agricultura Rone Feitoza, da Saúde Raíssa Suelen Fernandes, do Planejamento, Comunicação e Gestão, jornalista Eduardo Belo, Silvio Fernandes das Finanças, Milena Fernandes – do Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Renivaldo Neves do Transportes, além de representantes de outras entidades municipais e estaduais.

O prefeito Silvano Dudu em sua saudação falou das ações desenvolvidas da assistência social. Encontramos a gestão com muito sucateamento, instrumentos totalmente danificados, outros desaparecidos e crianças, adolescentes e idosos prejudicados pela falta de acessibilidade a determinados serviços. Hoje garantimos a continuidade destes programas e a oportunidade de participar de todas as atividades, garantindo a inclusão social, afirmou e gestor máximo do município.

O prefeito, mais uma vez, parabenizou a secretária da Assistência Social, Flávia Quirino, pela condução dos destinos da Assistência Social. A noite foi coroada de pleno êxito iniciando com a apresentação da Oficina de acordeons, coordenada pelo professor Ezequiel Sostenes, depois foi a vez do Pastoril Comunitário ser apresentado pelo grupo de idosos da sede do município. Ainda, na parte da dança o ritmo do Maracatu Rural contagiou os presentes com o grupo de idosos da comunidade rural da Passagem e sob a coordenação da oficineira Simoni Lima.

A quarta apresentação da Noite Cultural foi marcada pelo Reisado e coube ao grupo de idosos do Distrito de Barreiras fazer a apresentação. Já a fanfarra do SCFV apresentou uma homenagem ao AXÉ com os usuários dos núcleos do SCFV da sede, da comunidade do Anjiquinho e do Distrito de Barreiras, sob a regência do maestro Reginaldo Queiroz. A tradição da dança do Boi do Maranhão arrancou aplausos da plateia e foi apresentada pelas crianças e adolescentes do núcleo do SCFV da comunidade da Passagem e sob a coordenação da oficineira Lindailda Lima.

Como não poderia deixar de acontecer a sétima apresentação da noite homenageou o ritmo de todos os nordestinos, o forró. Crianças e adolescentes das comunidades de Anjiquinho e do Distrito de Barreiras encantaram o público com encenação e muito ritmo. O NUCA – Nucleo de Cidadania dos Adolescentes trouxe o espetáculo do xaxado. As escaletas mais uma vez deram o tom da musicalidade e fizeram o público presente ao Clube Recreativo 5 de Maio delirar com as canções do forró nordestino.

O canto tomou conta do cenário da Noite Cultural quando três gerações se uniram para fortalecer o respeito e admiração pelos ritmos e pelas pessoas. O ritmo do xote embalou o coral do núcleo de Caraúbas do SCFV. Não podia deixar de falar do coco de roda apresentado pelo grupo de mulheres de Caraúbas que animou ainda mais a noite com suas evoluções.

Após a apresentação de todos os ritmos foi a vez do Jiu Jitsu realizar mais uma apresentação em 2018. Crianças, jovens e adolescentes realizaram uma demonstração de todo trabalho realizado durante o ano com as diversas categorias. O grupo que é coordenado pelo oficineiro Diasleno Cordeiro se apresentou ao ritmo do forró.

Para encerrar o evento com chave de ouro uma apresentação surpresa com os jovens cantores líricos do Brasil, campeões do Programa Raul Gil, do quadro “Quem sabe canta”, do SBT. Realizando uma turnê pelo Nordeste a dupla Vitor Delazeri e Juan Pablo deram o tom de alegria e encerramento da Noite Cultural. Foi um verdadeiro intercambio cultural poder participar e vivenciar esta noite em Caraúbas, levaremos ao Rio Grande do Sul essa riqueza cultural que vimos aqui, afirmou Vitor Delazeri.

        

CLIQUE AQUI E VEJAS TODAS AS FOTOS

Prefeitura de Caraúbas promove Noite Cultural

Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

SEPLACOM

Fotos: Cariri em Ação