Boletim Epidemiológico registra redução nos casos de dengue, zika e chikungunya em 2019

O segundo boletim epidemiológico das arboviroses de 2019, divulgado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou uma redução nos casos notificados de dengue, zika e chikungunya, no período de 30 de dezembro de 2018 a 19 de janeiro, de 2019 (3ª Semana Epidemiológica).

Foram registrados 90 casos suspeitos de dengue contra 158 notificados no mesmo período do ano passado, uma redução de 43,04%. Quanto à zika vírus, houve registro de apenas um caso, enquanto em igual período de 2018 foram seis, uma queda de 82,33%; e a chikungunya registrou 14 casos, uma redução de 68,89% em relação ao ano passado, quando foram notificados 45 casos.

“Os dados de 2019 são preliminares e estão sujeitos à alteração no sistema de informação pelas Secretarias Municipais de Saúde, o que pode ocasionar diferenças nos números de uma semana epidemiológica para outra”, explicou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da SES, Talitha Lira.

Até a 3ª semana epidemiológica, foram registradas duas notificações com suspeita de óbito por arbovirose, sendo uma em João Pessoa e outra em Soledade. Ambos seguem em investigação aguardando resultados laboratoriais.

Entre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, foi realizado o 1º Levantamento Rápido de Índice para Aedes – LIRAa/LIA, pelos municípios paraibanos. Dos 223 municípios, 219 enviaram os resultados. Destes, 44 apresentaram situação de risco para surto; 126 estão em situação de alerta e 49 em situação satisfatória.

O LIRAa é um método norteador nas ações de vigilância ambiental para os gestores municipais. Diante disso, a SES recomenda que implementem as estratégias e ações já elaboradas nos Planos de Contingência das Arboviroses; sensibilizem a população para eliminação de criadouros do mosquito e qualifiquem os profissionais da rede de atenção a saúde, em todos os níveis assistenciais no manejo clínico para arbovirose.

Ainda dentro das ações da SES, estão o cronograma para utilização do fumacê nos municípios com alto índice de infestação e/ou óbito; realização da capacitação do manejo clínico para os 223 municípios e realização de dois ciclos semanais com fumacê, sendo duas semanas antes e duas depois do carnaval, nos municípios litorâneos começando por Pitimbu até Barra de Camaratuba e em 18 bairros da capital (Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Penha, Ponta do Seixas, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Castelo Branco, João Agripino, São José, Centro, Varadouro, Trincheiras e Ilha do Bispo).

Secom-PB