Servidora do CDSA lança ebook que trata sobre territórios em conflito na Região do Cariri Paraibano

ENC: Release CDSA/UFCG

Marivaldo Alcântara
para mim
há 5 horas

Detalhes

Marivaldo Gomes Alcântara

   

Gestor Público (UFCG)

Especialista em prestação de contas públicas 

Assessor Técnico responsável pelo GEO PB – TCE – Sumé, Ouro Velho, Zabelê, São João do Tigre e Lagoa Seca

Prestação de Contas e acompanhamento de Convênios – Prefeitura de Sumé e Ouro Velho – Paraíba

 

   …………

Apresentador do Programa Cariri em Ação – Rádio Cidade e Ouro Velho FM.

Diretor Geral do PORTAL DE NOTÍCIAS CARIRI EM AÇÃO

Diretor Administrativo da Empresa Alcântara Comunicação Planejada

Conselheiro do Orçamento Democrático da Paraíba – ODE PB

 

marivaldo.gestao@hotmail.com
Tel.: (83) 9634.5791


De: Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG <imprensa.cdsa.ufcg@gmail.com>
Enviado: sexta-feira, 22 de março de 2019 10:37
Para: aimp
Assunto: Release CDSA/UFCG

Servidora do CDSA lança ebook que trata sobre territórios em conflito na Região do Cariri Paraibano

O livro “Territórios em Conflito na Região do Cariri Paraibano: uma análise na perspectiva dos Direitos Humanos” de autoria da técnica administrativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido /UFCG, Carla Mailde Feitosa Santa Cruz, trata questões de conflito de identidade das comunidades rurais de Olho D’água do Padre, Caititu e Catonho, que são constituídas predominantemente por agricultores familiares.

De acordo com a autora, historicamente, esses agricultores familiares residiram e construíram suas relações econômicas, culturais, sociais e simbólicas no território pertencente ao município de Sumé, no Cariri Paraibano.

Segundo a autora, “em decorrência da revisão dos limites territoriais ocorrida no ano de 2010 houve alterações no ordenamento territorial dos municípios de Sumé-PB e Serra Branca-PB e as citadas comunidades passaram a integrar o território administrativo de Serra Branca-PB”. “Esta mudança se deu sem que os moradores assim desejassem, sem consultá-los e sem que estes reconhecessem como pertencentes ao município de Serra Branca, a partir de então teve início o conflito territorial e identitário que se estende por sete anos” informa a autora.

O livro foi elaborado a partir da dissertação de mestrado defendida pela autora que analisou os elementos constituintes da identidade territorial dos moradores daquelas comunidades e sua relação com os direitos humanos. “Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interdisciplinar, sendo a história oral a principal fonte de dados, os quais foram analisados a luz da teoria crítica”, disse.

“A perspectiva dos direitos humanos aqui defendida baseia-se na compreensão que não basta existir a positivação de direitos para que ocorra a violação, nem tão pouco a existência desses direitos por si só asseguram a efetivação e cumprimento dos mesmos, que se concretizam nas resistências e lutas sociais”, relata Carla Santa Cruz.

Acesse o Ebook no sítio da editora: https://editora.ufcg.edu.br.

(Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG)