Os benefícios da prática de atividade física regular

Que praticar exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a saúde e melhorar consideravelmente o bom funcionamento do organismo, isso todo mundo sabe, não é mesmo? Contudo, os benefícios das atividades físicas só são tangíveis e realmente percebidos no dia a dia quando levamos a prática à sério, garantindo uma frequência semanal regular.

Segundo o educador físico Felipe Cruz, a prática de atividade física não pode ser encarada com um hobby e, sim como um hábito constante. “Assim como nos alimentamos, bebemos água e escovamos os dentes todos os dias, devemos fazer da atividade física algo regular para que os benefícios sejam efetivos”, diz Felipe.

Benefícios da atividade física regular

• Melhora nossas estruturas ósseas e musculares
• Reduz a pressão arterial
• Combate o stress (e todos os hormônios ruins ligados a ele)
• Alivia tensão muscular
• Proporciona bem estar psicológico, por nos afastar dos problemas cotidianos
• Age contra doenças como osteoporose, diabetes, risco de infarto
• Aumenta a autoestima
• Melhora a postura
• Aumenta a imunidade
• Age contra a obesidade
• Melhora dores

Prática regular x prática eventual

A diferença principal entre a prática regular de atividade física e a eventual está no processo de adaptação do corpo após iniciar uma atividade física regular. Por isso, quando praticamos atividade física eventualmente corremos o risco de acabar prejudicando o corpo.

“Quando iniciamos uma atividade física, e ela passa a fazer parte da nossa rotina diária, o corpo tende a se adaptar ao esforço físico e, como consequência, traz todos os benefícios citados anteriormente. Já quando fazemos uma atividade física eventual, a cada atividade física, o corpo tende a sofrer mais com dores, inflamações e, até mesmo, com lesões, pois ele entende com uma certa estranheza essa movimentação “fora do normal”, explica Felipe.

Sedentário x ativo

O sedentarismo é definido como a falta de atividade física e inúmeros fatores podem gerá-lo, mas, segundo o educador físico Felipe Cruz, o motivo principal são as reponsabilidades diárias que consomem a maior parte do nosso tempo.

“Como consequência, gera um cansaço que não nos motiva a fazer nenhum tipo de atividade física. Porém, caso você deseje mudar sua situação, o que deve ser feito é procurar a orientação de um profissional para que possa te auxiliar na atividade física escolhida e, preferencialmente, consultar um médico para saber se não existe nenhum tipo de restrição em relação à sua saúde”, afirma.

O verão pede mais prática de atividade física!

Com a chegada do verão, cresce o interesse das pessoas em praticar uma atividade física. Entre os principais motivos estão: o calor, que não dá vontade de ficar em casa; e a oportunidade de mostrar mais o corpo.

Por isso, o educador físico sugere a prática de atividades físicas ao ar livre, que são favorecidas pela estação. “Assim, é possível curtir lugares diferentes, respirar um ar mais puro, e o melhor: ter contato com o sol, usufruindo de toda a vitamina D que podemos absorver”, complementa Felipe.

 

Para treinar no verão, lembre-se de praticar atividade física nos horários em que a emissão de raios UV está mais amena: pela manhã, das 6 às 10 e, à tarde, das 16 às 20hs. Além disso, independente da estação ou da atividade física escolhida, não deixe de fazer exercícios físicos regulares, pois, com toda certeza, conquistará mais saúde e vitalidade.

Cuidados com exercícios

• Hidrate-se bem e prefira a água! A hidratação antes, durante e depois da atividade física melhora a performance, evita cãibras e ajuda no controle da pressão arterial. Redobre os cuidados no verão, pois transpiramos muito mais!

• Alimente-se antes do seu treino. Escolha boas fontes de carboidratos (batata doce, mandioca, pão integral, macarrão integral, cereais integrais, como o arroz integral) para que não lhe falte energia, e uma boa fonte de proteína.

• Evite frituras ou refeições que contenham muitas gorduras (carnes gordas, leite e ou seus derivados integrais) antes de se exercitar. Isso porque, a gordura retarda o processo de digestão, podendo prejudicar seu desempenho.

• A alimentação depois do treino deve ser adequada ao seu objetivo, uma boa estratégia nutricional pode fazer toda a diferença. Portanto, nada de ficar horas sem comer depois de treinar!

 

Educador físico e nutricionista