Prefeituras do Cariri e Sebrae promovem curso de cerimonial e protocolo

O mercado de eventos é responsável por movimentar bilhões no país e pela geração de milhões de empregos. Para se manter em crescimento, os profissionais que atuam na área precisam de constantes capacitações. Dessa forma, o Sebrae, em parceria como os municípios da região do Cariri Paraibano promoveu nesta última quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, respectivamente, na cidade de Sumé, o curso de Cerimonial e Protocolo, ministrado pelo especialista Fernando Fernandes.

O curso foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de 12 municípios da região, entre eles, pessoas que já atuam no setor privado e outros no setor público. A capacitação foi ministrada pelo facilitador do Sebrae Fernando Fernandes.

De acordo com o facilitador do curso, Fernando Fernandes, o setor de eventos também deve buscar inovação, assim como as demais áreas ligadas ao turismo. “O mercado nacional de eventos pode continuar em crescimento, mesmo em momentos de instabilidade econômica e política. Entretanto, é preciso focar as oportunidades futuras e buscar soluções inovadoras, para otimizar custos e buscar formas eficientes de gerar resultados”, afirmou.

Além disso, Fernando destacou as constantes atualizações como forma de profissionalizar ainda mais o segmento. “O período também exige a busca de conhecimentos e de informações atualizadas, voltadas para a análise do cenário econômico, a criação de diferenciais competitivos e a prospecção de negócios e eventos ainda não existentes no mercado”, explicou.

Durante o módulo do curso, o facilitador Fernando abordou temas como tipos de cerimoniais, cerimonial público e privado, composição de mesas, as características e funções do mestre de cerimônias, preparação de roteiro, entre outros.

Jéssica Vieira, representante da organização do curso, os participantes aprenderam a planejar cerimonias considerando a legislação vigente, as tradições, as regras de etiqueta social e conduta moral e ética. Podendo atuar em eventos públicos ou privados, empresariais ou sociais, contemplando: inaugurações, outorga de títulos e medalhas, recepções de comitivas oficiais, posses, falecimentos, lutos oficiais, almoços, jantares e coquetéis, abordando regras de comportamento e etiqueta adequadas para cada tipo de cerimônia e de evento.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS.