Deputado Moacir Rodrigues defende interligação de Bacias dos Açudes no Cariri

O deputado Moacir Rodrigues (PSL), irmão do prefeito campinense, vem questionando e defendendo na Assembleia Legislativa da Paraíba, a mudança no projeto de transposição do Rio São Francisco, com a distribuição de águas de Monteiro para os açudes de Sumé, Congo e Taperoá.

Segundo o parlamentar, esta distribuição, além de perenizar os rios na região, também vai aumentar a quantidade hídrica nestes mananciais. “Em Sumé, por exemplo, o próprio prefeito da cidade, Éden Duarte, vem defendendo a irrigação do perímetro irrigado do Dnocs e essa medida não diminui o volume de água que chega aos açudes de Porções e Camalaú”, explicou.

Moacir informou ao Cariri em Ação que vem lutando em defesa desta mudança e acredita que se for executada, a região do Cariri terá dias melhores. Ele destacou que que já solicitou ao presidente da AESA, Porfírio Loureiro, a elaboração de EVTEA para Interligação de Bacias dos Açudes de São José em Monteiro e o Açude de Taperoá, assim, recebendo água da Transposição para toda a população.

O deputado explicou que para garantir a viabilidade do projeto, será necessário realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA, partindo da Bacia do Açude São José, em Monteiro, seguindo seu traçado ou possível caminho para a Bacia do Açude de Taperoá que tem como papel fundamental, reunir informações obtidas em pesquisas de campo, coleta de dado, e avaliações, além do diagnóstico de problemas e definição das melhores soluções para viabilizar o projeto.

“O Cariri Paraibano vem sofrendo constantemente com a crise hídrica, este é um dos fatores que contribui para a diminuição do desenvolvimento econômico da região. A interligação das bacias será de extrema importância para a população dessas localidades, pois além de dar a ela o bem maior, que é o acesso a água, auxiliará na retomada do crescimento econômico, gerando melhoraria a qualidade de vida dos seus habitantes”, justificou.