UFPB oferta 21 vagas de mestrado e doutorado

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 21 vagas para o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas/Zoologia, sendo 11 vagas para o curso de mestrado e dez para o de doutorado.

As inscrições deverão ser realizadas até 2 de julho, através do endereço eletrônicodo programa. Do total das vagas, 20% serão reservadas para candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

Os projetos devem atender a uma destas quatro linhas de pesquisas: “Sistemática e Filogenia”, “Ecologia de Ecossistemas e Comunidades”, “Conservação e Biodiversidade” e “Comportamento Animal e Genética das Populações”.

O processo seletivo para mestrado ocorrerá em quatro etapas: prova de conhecimentos específicos, exame da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira (inglês) e entrevista e/ou apresentação do anteprojeto de dissertação, de caráter classificatório e eliminatório; e avaliação curricular, somente classificatória.

Já a seleção para doutorado será realizada em três etapas. A primeira será a avaliação do projeto, de caráter classificatório e eliminatório. A segunda, entrevista e/ou apresentação do plano preliminar de pesquisa, também de caráter classificatório e eliminatório . A terceira, apenas classificatória, será uma avaliação curricular.

O resultado final da seleção para doutorado será divulgado em 5 de agosto. Para mestrado, no dia 10. As matrículas dos novos doutorandos ocorrerão de 6 a 9 de agosto. Dos mestrandos, 12 a 15 do mesmo mês. Mais informações por meio do telefone (83) 3216.7268.

MaisPB