Saiba mais sobre o Alzheimer e as principais formas de prevenir esta doença

Descrita pelo neurologista alemão, Alois Alzheimer, a doença de Alzheimer é caracterizada pela deterioração das funções cerebrais, como perda de memória e da linguagem.

A doença afeta pessoa de idade e é responsável por mais da metade dos casos de demência da população.

Em entrevista à Rádio CBN FM, o médico neurologista Ednaldo Marques elencou algum dos sintomas comportamentais da patologia.

– Não é fácil para a família lidar com a doença de Alzheimer porque, afinal de contas, é uma doença comportamental. É como que algo emocional, é necessária muita informação sobre a doença para que a pessoa se eduque e saiba lidar melhor com aquilo. Por exemplo, existem os sintomas comportamentais de demência, alucinações, agitação e agressividade. Existem técnicas para validar o paciente, para facilitar a vida da família e a relação entre a família e o paciente- disse.

Marques destacou que o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa.

– O que acontece é degeneração cerebral, ou seja, Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva. O ideal é que o diagnóstico seja dado o quanto antes. Por exemplo, as pessoas tendem a achar que o idoso “tem mais é que esquecer”. O ideal é que morresse cuidando do dinheiro, morresse dirigindo, morresse cuidado da própria casa e morresse preparando as refeições. Morrer que eu digo é até o último dia ser funcional, ser autônomo, ser dono da própria vida e dono das próprias decisões- destacou.

Os principais sintomas do Alzheimer é a falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para dirigir automóvel, dificuldade para encontrar caminhos conhecidos, irritabilidade, agressividade e tendência ao isolamento.

As principais formas de prevenir a doença são estudando, lendo, pensando, mantendo a mente sempre ativa, não fumando, não consumindo bebida alcoólica, ter alimentação saudável e praticar atividades físicas.