Após fim de programa, MEC diz que vai manter tempo integral no ensino médio

Após anunciar o fim do programa “Novo Mais Educação” e o início de convênios com faculdades para estender a jornada escolar, o Ministério da Educação afirmou que irá manter o fomento ao tempo integral no ensino médio.

Segundo o secretário de Educação Básica, Janio Macedo, a pasta vai liberar uma nova parcela de recursos para 1.024 escolas que receberam no ano passado, ainda no governo Michel Temer (MDB), verba para ampliar a jornada para sete horas diárias no nível médio.

Ele afirmou ainda que o efeito da iniciativa está sob avaliação e, a depender do resultado, o número de unidades beneficiadas pode aumentar. O país tem 20.379 colégios públicos com ensino médio.

Macedo afirmou ainda que está sendo construído um projeto-piloto para aumentar a jornada de quatro para cinco horas do 6º ao 9º ano. A quantidade de escolas será definida em conjunto com estados e municípios.

Segundo o secretário, os convênios com faculdades são uma opção para acelerar a adoção do tempo integral no país. Em troca, as instituições receberão um bônus na sua avaliação.

A alternativa será testada em um número inicialmente reduzido de localidades e depois, se aprovada, será ampliada. A ideia é que as horas adicionais que os alunos terão de aulas sejam integradas à grade curricular. 

“O Novo Mais Educação, apesar de ter um conceito positivo, não estava trazendo o resultado esperado”, disse. 

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Como era

  • Escolas recebiam repasses para atividades no contraturno escolar 
  • Desde 2017, prioridade no uso da jornada extra era dada ao reforço em português e matemática

Como fica

  • Faculdades irão ceder espaços ociosos para receber alunos no contraturno
  • Em troca, receberão bônus nas avaliações oficiais de qualidade

GOVERNO BOLSONARO

  • Neste ano, o MEC não realizou repasses para apoiar redes públicas na criação e manutenção de alunos em tempo integral
  • Repasses para construção de creches, alfabetização e ensino técnico também foram afetados por cortes.
  • R$ 5,8 bi – foi o contingenciamento de recursos na educação neste ano até agora, com impactos desde educação infantil à pós-graduação
  • 10,9% – dos estudantes de ensino fundamental estavam em escolas integrais em 2018, segundo o Censo Escolar. Em 2017 eram 16,3%
  • 10,3% – era a proporção de alunos no ensino médio integral em 2018, ano do último censo divulgado