Caraúbas é inserida mais um vez no mapa do turismo do Brasil

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria do Turismo, da Cultura, do Desporto e do Lazer recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 19 de Agosto a notícia da sua inclusão pelo segundo ano consecutivo no Mapa do Turismo do Brasil, programa diretamente ligado ao Ministério do Turismo e da Secretaria Executiva de Turismo do Estado da Paraíba.
O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, dividido em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.
A secretária do Turismo, Silvana Myllena, comemorou bastante essa inclusão por saber da luta que foi para conseguir permanecer na categoria E do Mapa Turístico do Brasil. Quero aqui agradecer à Deus primeiramente e depois a grande colaboração da SEPLACOM – Secretaria do Planejamento, Comunicação e Gestão na pessoa do jornalista Eduardo Belo, titular da pasta, que sempre nos orientou a buscar o caminho certo a ser trilhado, afirmou ela.
Em 2017, conseguimos entrar pela primeira vez no Mapa do Turismo do Brasil e graças a essa inserção Caraúbas está sendo contemplada com recursos do Ministério do Turismo para a infraestrutura turística. Estamos com mais de 60% das obras dos portais de acesso a cidade concluída, iniciamos a Reforma do Mercado Público e iniciaremos em breve a obra do Balneário Cangati, todas com recursos oriundos do Turismo, disse Myllena.
Segunda ela, ainda precisamos avançar muito em outras áreas, principalmente, no comércio, transporte e setor hoteleiro. Mas já iniciamos esse processo em parceria com outras secretarias, a exemplo da própria SEPLACOM, da Assistência Social, da saúde e de Obras Públicas e Serviços Urbanos. Não tenho dúvida que iremos fomentar o processo de geração de emprego e renda e melhorar a infraestrutura de Caraúbas para recebermos bem o turista, concluiu ela.

Fonte: SEPLACOM
Foto: ARQUIVO SEPLACOM