Professor da UFCG em Sumé lança livro sobre o ensino de Geografia e Educação do Campo

Para iniciar as comemorações dos 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, será lançado no próximo dia 4 de setembro, às 19h, no auditório do CDSA, o livro “Ensino de Geografia e Educação do Campo: Experiências de Metodologias e Práticas Contextualizadas nas Escolas do Semiárido”, organizado pelo professor Fabiano Custódio de Oliveira (CDSA/UFCG).

O livro apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido Paraibano, apresentando experiências de práticas metodológicas desenvolvidas pelos alunos da Licenciatura em Educação do Campo do CDSA, em escolas públicas do território do Cariri Paraibano, através do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGEMPO – da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP).

As experiências relatadas são fruto de projetos de extensão, projetos de Iniciação à docência e pesquisa de trabalho de conclusão de curso, especificamente na Área das Ciências Humanas e Sociais da linha de pesquisa Educação do Campo e Processos de Ensino-Aprendizagem – que tem por objetivo investigações de metodologias, práticas educativas e processos de ensino-aprendizagem voltados para a produção do conhecimento nas escolas do campo.

As pesquisas descritas mostram o amadurecimento do Ensino de Geografia no âmbito da Educação do Campo que, ao longo dos últimos 10 anos, vem sendo construída através de parcerias com as escolas municipais e estaduais dos municípios que constituem o território do Cariri Paraibano. Essa construção está entrelaçada com a implantação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no município de Sumé-PB e com o início das atividades acadêmicas da Licenciatura em Educação do Campo, datado de setembro de 2009.

Cada capítulo reporta a uma experiência realizada no contexto escolar no ensino fundamental, apresentando a produção e a experimentação de um recurso didático, articulando o Ensino de Geografia, os princípios da Educação do Campo e o território do Semiárido. Nessas experiências o Ensino de Geografia é considerando como um instrumento de construção da cidadania plena e condição para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro.

Sobre o autor

Fabiano Custódio é doutor em Planejamento Urbano e Regional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e lotado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA – Sumé/PB. É coordenador do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo (LEGECAMPO). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP). É professor de Geografia da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo na Área das Ciências Humanas e Sociais.

(Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG)