Secretaria da Educação de Caraúbas realizou Desfile Cívico no distrito de Barreiras

A secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Caraúbas realizou no fim da tarde desta sexta-feira, dia 6/9, no Distrito de Barreiras, as comemorações pelos 197 anos da Independência do Brasil com o desfile dos alunos da Escola João José de Alcântara.
Participou das comemorações o prefeito Silvano Dudu que se fez acompanhando da primeira dama do município, Neide de Assis, o vice-prefeito Zé de Laura que esteve acompanhado da sua esposa Juraci, os vereadores Fábio Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, do vereador e líder do bloco situacionista Arimateia Fernandes, vereador Tomaz Bezerra, além do vereador Renivan Neves.
A mesa de honra do desfile foi formada ainda pela Senhora Secretária da Educação Rhayanne Fernandes, pelo secretário da Agricultura Rone Feitoza, pelo diretor da EMEIF João José de Alcântara, Roniely Edson, pelas coordenadoras pedagógicas professoras Gracilene Aquino e Betânia Procópio.
Após as execuções dos hinos nacional, da independência e do município o desfile foi iniciado com a participação da Banda Marcial Rosilda Chaves da cidade de Jataúba – PE e da banda Fanfarra Maria Barbosa Chagas, do Distrito do Pará, município de Santa Cruz do Capibaribe – PE.
O desfile foi formado por seis pelotões de alunos da EMEIF João José de Alcantara que trouxe para a avenida o tema: “Um país se faz com homens e livros”. Os alunos da escola fizeram homenagens aos vultos da história da independência, conduziram o escudo da escola, foi apresentado o pelotão de balizas com acrobacias, porta bandeiras, homenagens das turmas do prá I, II e 1º ano ao mundo encantado dos contos infantis, as turmas do segundo e terceiro ano homenagearam o escritos Monteiro Lobato com a literatura para crianças, as turmas do quarto e quinto ano homenagearam a literatura de cordel. As turmas do sexto e do sétimo ano homenagearam o patrono da educação brasileira, o escritor Paulo Freire, com o tema: Num país como o Brasil, manter a esperança é em si um ato revolucionário. O último pelotão foi formado pelos alunos do oitavo e nono ano que apresentaram homenagens a Clarice Lispector com o tema: “Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever”.
A população do Distrito de Barreiras prestigiou as apresentações numa demonstração do sentimento de patriotismo do povo brasileiro, em que pese todas as dificuldades pelas quais o país passa ocasionada pelas crises econômicas, sociais e políticas. O prefeito Silvano Dudu comentou que enquanto estiver no exercício do seu mandato, não deixará de realizar os desfiles em homenagem ao Brasil. Esse é um sentimento grandioso e que precisamos passar para nossas crianças e adolescentes. Precisamos continuar acreditando no Brasil que é a pátria que nos vivemos e amamos, disse ele.
A secretária da educação, Rhayanne Fernandes, agradeceu a direção da EMEIF João José de Alcântara, na pessoa do diretor e professor Roniely Edson e ao corpo de funcionários e professores que se dedicaram ao máximo para mais uma apresentação do desfile. Ficamos felizes pelo engajamento de todos e aproveito para convidar toda população do município para prestigiar ao desfile de 7 de Setembro, neste sábado, a partir das 16h., na Expedicionário Luís Tenório Leão – centro, com a participação das demais unidades de ensino do município e da bandas marciais e fanfarras, concluiu ela.

Fonte: SEPLACOM
Foto: MARCOS FERNANDES

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, pessoas andando, criança e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas no palco e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, sapatos, casamento e atividades ao ar livre