Psicóloga destaca prevenção e tratamento contra a depressão e outros transtornos


Apsicóloga Josiplessis Marques comentou os transtornos mentais que têm crescido em todo o mundo e destacou que é necessário que as pessoas busquem sempre a prevenção desses problemas para conseguir viver melhor. Ela destacou que transtornos e os tipos de depressão são resultados da redução de neuroquímicos responsáveis pela felicidade.

Em entrevista à Rádio Caturité FM, Josiplessis reforçou que é importante que as pessoas se autoavaliem para que a ajuda seja encontrada o mais rápido possível. Ela citou que falas como “Eu queria dormir e não acordar mais” ou “Eu queria sumir” não podem ser ignoradas.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

– A depressão e os transtornos mentais, a ansiedade e as crises pessoais elas estão relacionadas a uma certa forma a esse número de suicídios que tem crescido em todo o mundo. Crise é sinônimo do crescimento de um elemento estressor na vida da pessoa – disse.

A psicóloga destacou que existem diversos tipos de estressores que desencadeiam transtornos, como crises financeiras, crises na família, no trabalho e em relacionamentos em geral.

Josiplessis alegou que tudo o que priva o sono debilita o ser humano e precisa ser tratado, como a Síndrome do Pensamento Acelerado. Ela frisou que é importante que as pessoas busquem deixar de acessar redes sociais e não usar nenhuma tela de trinta a quarenta minutos antes de dormir para realizar a “limpeza do sono”.

Para lidar com pessoas que estão apresentando sintomas de transtornos como a depressão ou ideações suicidas, Josiplessis citou que o primeiro passo é abrir o diálogo e perguntar o que a pessoa está sentindo e se ela reconhece o que está causando o sentimento.

Também disse que o familiar pode auxiliar na indução ao tratamento, ressaltando que existem vários tipos de atendimento, especialmente gratuitos.