Saiba como reconhecer os sinais da depressão

O mês de setembro tem sido dedicado para discutir, planejar e realizar ações preventivas ao suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados, todos os anos, no Brasil. Entre os motivos, constam doenças como a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A psicóloga Júlia Ferreira, ao conceder entrevista em uma emissora local, contou como é possível identificar alguns sinais básicos da depressão, especificamente.

De acordo com a profissional da saúde, o ser humano é feito de emoções básicas, entre elas, a tristeza. No entanto, é preciso atenção para entender a diferença entre a tristeza e a depressão.

– São sintomas quando por, pelo menos, seis meses, o indivíduo estiver com baixa energia, apatia, desprazer em realizar atividades, come muito ou pouco, assim como acaba dormindo quase nada ou exageradamente e o nível de irritabilidade elevado – elencou Júlia.

Ela destacou que frases do tipo “a vida não tem mais sentido” é considerada, por alguns, como uma forma de chamar atenção, todavia, é preciso distinção a esse tipo de pronunciamento.

– Apesar de algumas pessoas intitularem isso como forma de chamar atenção, o próprio jargão já diz: preste atenção. Se eu convivo com cinco pessoas, que começam a mostrar esses indícios, devo fazer o exercício de prestar atenção e tentar entender melhor o porquê dessas frases e pensamentos estarem passando pela cabeça de alguém – alertou ela.

Para a psicóloga, apesar de todos esses sinais, é importante a procura de um profissional qualificado que fará o processo de escuta técnica, direcionando o paciente a compreender as emoções cotidianas e como lidar com tal questão.