Paraíba alcançará maior marco de transplantes de órgãos realizados este ano

O último transplante de órgão realizado na Paraíba nesta segunda-feira (7) acabou na madrugada desta terça (8), no Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), em João Pessoa. A equipe do médico Cláudio Lacerda transplantou um fígado num homem de 56 anos de idade. Na mesma segunda, foram captados dois rins, um fígado, um coração e duas córneas para serem transplantados em paraibanos, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. “Neste ritmo, vamos ter o maior marco da história. Fígado estamos indo pra 15 captados e rins, 18”, afirma.

A marca de 15 transplantes de fígado já supera a maior quantidade realizada no Estado, em 2010, com 12 órgãos. Já as receptoras dos rins desta segunda foram duas mulheres, de 36 anos e 48 anos. A captação foi realizada num doador, vítima de queda de cavalo, que estava no Hospital de Emergência e Trauma da Capital. Os rins foram levados ao HNSN, onde a equipe do médico Rafael Maciel trabalhou.

Equipe de transplante

Quando concluiu o implante do fígado, o médico responsável pela equipe comunicou à Central de Transplantes: “Estenda a todos da CTX o nosso grande orgulho em trabalhar com vocês. Mais uma captação de órgãos irretocável. Implante do figado realizado. Paciente na UTI extubado. Logo iniciaremos os rins”.

Captações – O trabalho de captação e transplantes no Estado tem avançado, segundo o secretário Geraldo Medeiros. Os locais de coletas de órgãos podem ser em qualquer hospital com UTI, onde esteja o paciente em Morte Encefálica, mesmo os que não sejam conveniados com o SUS. “Isso identifica o potencial doador, necessitando para tanto a confirmação da morte encefálica e a autorização da família”, disse. 

Transplantes – Já os transplantes, só podem ser realizados em locais habilitados e todos são custeados pelo SUS. O HNSN, por exemplo, está habilitado para transplantar rins, fígado, coração e medula. Já o Hospital da Unimed, faz transplantes de fígado, rim e coração. Em Campina Grande, o Hospital Antônio Targino transplanta rim.

Os locais habilitados para o transplante de córneas são, em João Pessoa, o CTV, a Provisão, o Hospital da Visão, a Clínica de Olhos Dr. Antônio de Pádua, a NEO e o CENOFT. Já em Campina Grande, a Cesed/Unifacisa, o Hospital de Olhos de CG e a Clínica de Olhos Francisco Pinto. E em Sousa, no Sertão, a Clinos é a única habilitada. Dessas todas, apenas o Hospital da Visão, a NEO e a Cesed realizam transplantes pelo SUS.

Doações – Os órgãos e tecidos que podem ser doados na Paraíba são fígado, rim, coração, pâncreas, pulmão (órgãos), pele, ossos, válvulas cardíacas e córneas (tecidos), de acordo com a secretaria. Para estimular as doações, sempre são realizadas campanhas. O site Família Doadora é a mais nova plataforma digital que informa e estimula as doações.

O quantitativo de  transplantes realizados nos anos 2018 e 2019 estão mostrando a evolução desse tipo de procedimento de saúde. Veja:

Quantitativo muda a cada mês

Veja um dos depoimentos emocionantes que está na Família Doadora, que está estimulando as pessoas a doarem seus órgãos:

Valdívia Costa/ PB Debate