Estoque de vacina pentavalente na Paraíba está baixo; veja onde encontrar

Está faltando vacina pentavalente na Paraíba. Muitos pais têm denunciado que não estão encontrando a vacina nos postos de saúde. De acordo com o gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fernando Virgolino, o desabastecimento é nacional, mas, embora em quantidade insuficiente, ainda é possível encontrar a vacina em alguns locais.

Fernando Virgolino explicou que a última remessa da vacina não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por isso foi devolvida ao laboratório. Enquanto uma nova remessa não chega, a Paraíba recebeu sete mil doses, das quais mil ficaram em João Pessoa e seis mil foram distribuídas pelos outros municípios. A quantidade é insuficiente e não há previsão para que o problema com o laboratório seja resolvido.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.

Até a regularização do abastecimento pelo Ministério da Saúde, em João Pessoa é possível encontrar a vacina em 15 locais:

🔴Distrito I
🔹 Integrada Cruz das Armas
🔹 Integrada Nova Conquista (Alto do Matheus)
🔹 Integrada Jardim Saúde ( Jardim Veneza)
🔴Distrito II
🔹 Integrada Mudança de Vida
🔹 Integrada Vila Saúde
🔹 Integrada Estação Saúde
🔴Distrito III
🔹Integrada José Américo
🔹 Policlinica de Mangabeira
🔹 Integrada do Valentina
🔴Distrito IV
🔹Integrada Viver Bem
🔹 Policlinica Mandacaru
🔹 Ilha do Bispo ( Padre Zé)
🔴Distrito V
🔹Integrada São José (Manaíra)
🔹 Torre II Integrada
🔹 Integrada Altiplano