UFCG e multinacional renovam parceria

A multinacional brasileira especializada em e-commerce VTEX acaba de ampliar seus investimentos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A parceria inclui projetos de extensão e pesquisa que buscam aperfeiçoar e trazer inovação para os softwares de comércio eletrônico. Desde que iniciou o convênio com a UFCG, no início de 2018, a VTEX já contratou oito bolsistas. Atualmente, outros seis estudantes estão participando do processo de seleção de novos colaboradores da empresa.

Para o professor de Ciências da Computação Matheus Gaudêncio, que coordena o projeto na UFCG, é notável a quantidade de atuais profissionais da VTEX que passaram pela instituição campinense. “É um resultado bastante positivo da parceria, que ainda ajuda na manutenção da estrutura utilizada”, destacou.

De acordo com o líder de produto da VTEX, Bruno Dias, a empresa faz questão de apoiar e fazer parte de parcerias como essa porque acredita no poder transformador da educação. “Temos orgulho de ser uma das poucas corporações brasileiras que investem em pesquisa com financiamento de bolsas de mestrado e produção de artigos científicos”, declarou.

Segundo a líder de parcerias com as universidades da VTEX, Ana Luiza Motta, além de contribuir para a formação de profissionais que podem ser absorvidos no quadro de colaboradores, o convênio estimula a geração de ideias e mantém a inovação constante na empresa e nas faculdades. “Estaremos sempre abertos a ampliar essa iniciativa. É uma forma importante de impactar e beneficiar a educação do país. Ao término do curso, esses alunos têm a capacidade de trabalhar em qualquer empresa de tecnologia do mundo”, acrescentou Ana Luiza.

Na visão do professor Matheus Gaudêncio, a relação criada propicia aos estudantes e professores um espaço para que eles possam ter a vivência de processos e desafios tecnológicos existentes no mercado. “A UFCG ganha ao potencializar a formação dos seus participantes e ao experimentar e desenvolver novas tecnologias e estratégias de produtos que serão criadas com uma empresa inovadora como a VTEX”, concluiu.

Com o sucesso do convênio pioneiro com a UFCG, a VTEX decidiu recentemente firmar um novo acordo, desta vez com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que terá início em novembro deste ano. Entre os aportes já realizados e outros estabelecidos para 2020, na Paraíba e em Pernambuco, a empresa está investindo mais de R$ 1,3 milhões em instituições de ensino superior. Além dos projetos de extensão e pesquisa, a multinacional financia e patrocina eventos e ações nas universidades.

Criada no Rio de Janeiro há quase 20 anos e com sede em São Paulo, a VTEX hoje atua em 28 países e possui escritório em 10 deles. No mês passado, a empresa anunciou que vai abrir um escritório em João Pessoa, o primeiro do Nordeste. A unidade será focada em desenvolvimento de novos produtos e tem inauguração prevista para janeiro de 2020.