Há 50 anos, Pelé marcava milésimo gol da carreira na Paraíba; contagem errada consagrou Maracanã

Em um dia como o de hoje há exatamente 50 anos, o Estádio Governador José Américo de Almeida, localizado na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, foi palco do milésimo gol da carreira do Rei do Futebol, ninguém menos do que Pelé. Na época, devido a um erro na contagem, o Maracanã foi injustamente eternizado como o palco da conquista.

Depois de vários levantamentos e estudos, ficou constatado que o milésimo gol aconteceu no dia 14 de novembro de 1969 em João Pessoa, cinco dias antes do que foi feito contra o Vasco no Maracanã.

O goleiro argentino Andrada, do Vasco, não foi o que levou o gol mil, mas sim o goleiro brasileiro Lula, do Botafogo-PB.

No intervalo do jogo, uma foto célebre marcou a história do futebol brasileiro, com o registro do gol que, na época, estava sendo computado como o de número 999 na carreira de Pelé.

Em João Pessoa, o Santos de Pelé disputava um amistoso contra o Botafogo-PB para marcar a inauguração do Estádio José Américo de Almeida. O evento foi marcado de última hora e quase não aconteceu por causa de um veto da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que impedia dis jogos seguidos em intervalo menor do que 72 horas.

A partida estava 2 a 0 para o Santos com gols marcados por Manoel Maria. No segundo tempo, aos 21 minutos, o ponta passou por três adversários e foi derrubado dentro da área pelo quarto-zagueiro Lando. Pelé cobrou o pênalti marcado e fez o seu milésimo gol aos 23 minutos de jogo. Entre o gol 1.000 e o gol 1.001, a semelhança foi a cobrança de pênalti.