Treino, ‘AeroFla’ e viagem a Lima: Flamengo entra no clima da final da nesta quarta-feira

A semana da final da Libertadores esquenta nesta quarta-feira para Flamengo e River Plate, rivais que chegarão à noite em Lima, palco da primeira decisão em jogo único na história do torneio sul-americano. E o dia promete ser cheio para os rubro-negros, que já entrarão no clima antes mesmo de desembarcar na capital peruana para o jogo do próximo sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental.

O dia começa com o último treino “à vera” antes da final. Embora tenha mais 48 horas de preparação em solo peruano, Jorge Jesus se programou para passar toda a parte tática nas atividades de terça e quarta no Ninho do Urubu, por considerar que em Lima não terá privacidade suficiente para trabalhar. No primeiro treino da semana, apenas Vitinho ficou na academia por conta de dores musculares.

E em dia de feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, a torcida promete abraçar o time desde as primeiras horas da manhã. Organizadas rubro-negras se mobilizaram nos últimos dias para uma manifestação de apoio na porta do CT, como aconteceu antes do jogo de volta das oitavas de final contra o Emelec. A previsão de saída do ônibus dos jogadores dIrmo Ninho é no início da tarde.

AMANHÃ, no GALEÃO, O MAIOR #AEROFLA DA HISTÓRIA?!
– Concentração a partir das 10h, em Madureira (BRT Mercadão e Manaceia) & no BRT Fundão
– Saída do Fundão às 12h em caminhada ao Terminal de Cargas
COMPARTILHEM NOS GRUPOS DE ZAP. CHAMEM OS AMIGOS pic.twitter.com/4I8kz7cBJg— November 19, 2019

Nos arredores do Aeroporto do Galeão, a torcida promete não só um novo “AeroFla”, mas o “maior AeroFla da história”, como anuncia o perfil @PartiuAeroFla no Twitter. Nas redes sociais, marcaram pontos de concentração a partir das 10h em Madureira (BRT Mercadão e Manaceia) e no BRT Fundão. Por questões de segurança, o embarque será feito pelo terminal de cargas, e não de passageiros.

Assim, não haverá contato dos jogadores com torcedores e nem mesmo a imprensa. A delegação embarcará pela pista em voo fretado que está previsto para decolar às 15h30. Além disso, há mais dois voos fretados: um no mesmo dia com integrantes da diretoria – Jesus prefere que não se misturem os grupos – e outro na sexta, bancado pelo elenco e que levará familiares, mulheres e amigos.

A previsão é que o Flamengo desembarque na capital peruana por volta de 21h no horário local, uma hora após o protocolo da Conmebol, mas dentro do período tolerado pela entidade. Na chegada a Lima, está prevista uma zona mista de entrevistas com os jogadores, mas apenas para a Conmebol e agências internacionais. Em seguida, a delegação seguirá para o hotel.

Em solo peruano, serão dois treinos, um quinta e outro sexta, ambos às 10h, no horário local, no centro de treinamento da Federação Peruana, o Villa Deportiva Nacional, onde a seleção do Peru costuma treinar. Na véspera da final, haverá ainda um trabalho de reconhecimento às 17h30, no Estádio Monumental de Lima, palco da decisão, e coletiva de Jorge Jesus e Everton Ribeiro.

O Flamengo enfrenta o River Plate no sábado, às 17h (de Brasília), e independentemente do resultado não dormirá no país. A programação prevê o retorno da delegação ainda na madrugada de domingo, com chegada prevista para o Galeão às 9h25. O clube não joga pelo Campeonato Brasileiro no fim de semana, mas pode conquistar o título em caso de empate ou derrota do Palmeiras contra o Grêmio.


Globo Esporte