Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro encerra Novembro Azul com Diversas Ações para o Homem


A Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, através da Secretaria Municipal de saúde realizaram durante o mês de novembro, ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem nas unidades de Saúde da Família da Zona Rural e Urbana.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Esta ação buscar incentivar os homens a adotarem hábitos saudáveis e diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer”. Durante o mês foram realizadas testes de PSA nas Unidades rurais Santo Antônio, Mão Beijada e na ESF1 São Sebastião do Umbuzeiro. O Laboratório de Análise Clínica do Município Realizar durante todo ano esses Testes PSA.

No último dia 28 de Novembro de 2019, foi realizada Palestra; Atendimento Médico; Entrega de Resultados PSA; Distribuição de Brinde entre outras Ações voltadas para população Masculina de São Sebastião do Umbuzeiro. A palestra foi minstrada por a Dra. Ana Sonaly – Médica da Estratégia Saúde da Família de São Sebastião do Umbuzeiro, a mesmo falou dos Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
• dificuldade de urinar;
• demora em começar e terminar de urinar;
• sangue na urina;
• diminuição do jato de urina;
• necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Quais os fatores de risco.

Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

O evento de encerramento do Novembro Azul na luta contra o câncer de próstata lembra o Secretário de Saúde que a luta a prevenção de doenças são diárias.