iPhone 11 perde em teste de câmera para celulares chineses

Huawei Mate 30 Pro e Xiaomi Mi Note 10 (chamado de Mi CC 9 Pro na China) receberam a maior pontuação do site DxOMark após testes de câmera, além de figurarem no topo da lista de algumas categorias específicas. Ambos empatam na primeira posição do ranking geral com 121 pontos. Em segundo lugar, com 117 pontos, ficaram o iPhone 11 Pro Max e o Galaxy Note 10 Plus 5G. Já a terceira posição foi ocupado pelo Galaxy S10 5G, com 116 pontos.

O DxOMark é um site reconhecido por fazer análises das lentes fotográficas dos smartphones e seus testes possuem peso no mercado mobile. O resultado compreende as categorias Melhor Polivalente, Gravação de vídeo, Zoom, Abertura Focal, Foto Noturna e Melhor Câmera Selfie.

Melhor Polivalente

Visando premiar a câmera que apresentava o melhor desempenho nos mais diversos cenários, o DxOMark concedeu o primeiro lugar ao Huawei Mate 30 Pro e ao Xiaomi Mi CC9 Pro, mas ainda assim sinalizou algumas distinções entre eles.

O empate ocorreu devido à liderança dos smartphones em categorias diferentes. O Huawei foi o melhor no gerenciamento de ruído de imagem e outros artefatos, enquanto o Xiaomi superou o concorrente no quesito de zoom e no quesito de gravação de vídeo.

Gravação de vídeo

Apesar de dividir o segundo lugar do ranking geral com o Galaxy Note 10 Plus 5G, a Apple conquistou a primeira posição por possuir a melhor gravação de vídeo. Segundo o site, o iPhone 11 Pro Max também representa o melhor aparelho polivalente dentre os telefones da maçã.

Para os que preferem o sistema Android, o DxOMark sinalizou o Mi CC9 Pro como uma opção alternativa que, inclusive, obteve a mesma pontuação do iPhone. Entretanto, a gravação em HDR e o vídeo móvel pesaram a favor da Apple.

Zoom

Esta foi outra categoria em que o Mi Note 10 ocupou o primeiro lugar. Na opinião dos especialistas, a Xiaomi “esmagou a concorrência” com suas duas lentes de zoom 2x e 3.7x, as quais captaram com riqueza de detalhes e excelente definição as imagens ampliadas no telefone.
Embora ela tenha sido vencedora neste aspecto, o DxOMark deixou claro que o Huawei P30 Pro também foi bem nos testes e que não está muito longe da concorrente.

Abertura focal

A Samsung lidera esta categoria com o Galaxy Note 10 Plus 5G por oferecer o maior campo de visão e menores ruídos e distorções tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Como alternativa, o site indicou o iPhone 11 Pro Max, que teve bons resultados ao capturar texturas e detalhes, mas não superou o Galaxy porque possui campo de visão mais estreito e com mais ruído.

Foto noturna

O Mate 30 Pro obteve o melhor resultado ao capturar fotos em ambientes com pouca luz, seguido pelo P30 Pro. Este último apresentou mais ruído à noite que o outro, por isso ficou em segundo lugar.

Melhor câmera de selfie

O Galaxy Note 10 Plus 5G mais uma vez assume a primeira posição por conter a melhor câmera de selfie não apenas para fotos como também para gravação de vídeo. Isso aconteceu porque o smartphone teve excelentes resultados com imagens bem definidas nas diferentes subcategorias: Melhor Câmera Selfie para Viagens, Fotos em Grupo e Fotos em Close.

Elas se diferenciam pelo objeto analisado. A primeira observa o detalhamento do cenário, enquanto a segunda trata da qualidade dos rostos mais distantes da câmera e o terceiro se foca na definição de um pequeno detalhe ao ser ampliado.