Pacientes do CAPS de Monteiro produzem e comercializam peças na Expo Monteiro

A Expo Monteiro que teve seu encerramento no último sábado, recebeu diversos comerciantes que expuseram seus produtos. Dentre os comerciantes, uma turma muito especial se destacou através de seus trabalhos: os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I.Os artigos comercializados na Expo Monteiro 2019 foram produzidos nas oficinas de socialização e habilidades manuais, realizadas com os pacientes do Caps I. De acordo com a coordenadora, Kalline Torres, o trababalho com artesanato faz parte das atividades de recuperação e 

ajuda a controlar a tensão, stress e ansiedade. “Nestas peças que expomos para venda no evento retratam um pouco das vidas dessas pessoas. Vidas, que hoje tem uma boa qualidade de vida que conseguiram através da dedicação e ao tratamento oferecido no CAPS”, afirma.“A exposição aconteceu com artigos confeccionados pelos usuários do CAPS I sob a supervisão e finalização da nossa artesã e coordenadora das oficinas terapêuticas, Ivaniete. As pinturas são realizadas pelos usuários durante as atividades diárias. Na ocasião foram expostas: bolsas, conjuntos para banheiros, potes decorados, entre outros. É um momento muito importante pra alta estima dos pacientes, como também no progresso do tratamento dos mesmos”, informou Kalline Torres.

A secretária Municipal de Saúde, hoje, dispõe de uma unidade do CAPS I, que atende cerca de 500 pessoas através de consultas, acompanhamento, palestras para pacientes e familiares, atividades recreativas com passeios e socialização, atividades físicas com apoio do NASF e atividades terapêuticas por meio de oficinas de artesanato.Os monteirenses também dispõem do Caps AD III, que atende usuários de crack, álcool e outras drogas.