Ministério da Saúde alerta sobre possibilidade de surto de zika em 2020

O Ministério da Saúde admitiu que o Brasil corre o risco de passar por um novo surto de zika em 2020. O coordenador geral de vigilância de arboviroses do Ministério da Saúde Rodrigo Said fez o alerta durante uma reunião com gestores do SUS.

“Percebemos como a ocorrência do zika está um pouco fora da sazonalidade mostrando que temos um potencial importante e precisamos ficar atentos novamente com a ocorrência de grande magnitude de casos de zika no país. Esse alerta é para mostrar que precisamos estar atentos no diagnóstico diferencial principalmente em relação a gestantes e crianças”, disse Said em áudio obtido pela rádio CBN.

Em 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram notificados 10.715 casos prováveis (taxa de incidência 5,1 casos por 100 mil habitantes) de infecções pelo vírus zika no país. A região Nordeste apresentou a maior taxa de incidência (8,8 casos/100 mil habitantes), em seguida as regiões Centro-Oeste (taxa de incidência 5,8 casos/100 mil habitantes), Norte (taxa de incidência 5,3 casos/100 mil habitantes), Sudeste (taxa de incidência 4,1 casos/100 mil habitantes) e Sul (taxa de incidência 0,4 casos/100 mil habitantes).

Crescer entrou em contato com o Ministério da Saúde para mais informações, mas até a data da publicação não obteve resposta.