O que é sarcoma? Saiba mais sobre esse câncer, seus sintomas e tratamentos

Apesar de todos os avanços da medicina, o câncer ainda assusta. E há um tipo que, por acometer quase qualquer parte do corpo, gera bastante preocupação. Estamos falando do sarcoma, um grupo de tumores raros que geralmente atinge os ossos e as chamadas partes moles (músculos, células de gordura, cartilagens, tendões e nervos periféricos).

A leitora Daize Rego nos pediu para falar sobre essa doença, dos sintomas ao tratamento. Para destrinchar essas informações, SAÚDE conversou com a oncologista Suely Nakagawa, diretora do Núcleo de Ortopedia do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo.

O que é o sarcoma e como ele surge

Como dissemos no início do texto, trata-se de um câncer que atinge especialmente ossos e partes moles. “São áreas que representam cerca de 50% de todo o peso do corpo”, aponta Suely Nakagawa. Além disso, aproximadamente 75% dos casos ocorrem nas pernas ou nos braços.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) não registra o número de total de afetados por esse tumor.

“Também não foram estabelecidos os fatores por trás da sua baixa incidência, quando comparados a outros cânceres, como mama, próstata e pulmão”, completa a oncologista. Isso seria explicado pela menor influência de fatores ambientais e agentes externos na origem dessa enfermidade.

“Acredita-se que a hereditariedade tenha um papel importante em alguns subtipos”, reforça a especialista. Tanto que certos problemas genéticos, como a síndrome de Gardner e a esclerose tuberosa, aumentam o risco de desenvolver o problema.