Venezuela deixa de pagar dívida de US$262,5 mi e Brasil deve ir a Clube de Paris

A Venezuela deixou de pagar uma dívida com o Brasil de 262,5 milhões de dólares e o governo brasileiro deve ir ao Clube de Paris contra o país vizinho, confirmaram à Reuters fontes governamentais.

O atraso de mais de dois meses, dentro do chamado Convênio de Créditos Recíprocos, uma câmara de compensação entre países da América do Sul, já é considerado um calote pelo governo brasileiro. Uma carta foi enviada à embaixada venezuelana no Brasil avisando da possibilidade de o país levar o caso ao Clube de Paris, ao qual aderiu formalmente em 2016.

O papel do Clube é justamente tratar da dívida dos países. “O Brasil pretende usar essa estrutura para tratar da cobrança”, disse uma das fontes.

Apesar do valor não ser alto, o fato de a Venezuela não ter conseguido honrar suas dívidas dentro do mecanismo de compensação é um péssimo sinal para o governo de Nicolás Maduro.

No CCR, a compensação é multilateral. Países que têm a pagar fazem os depósitos e as retiradas duas a três vezes por ano. O CCR é uma garantia de pagamento, já que aquilo que um país tem a receber é depositado e usado para pagar as dívidas com os demais.

Em informação enviada à Reuters por e-mail, o Brasil deveria ter recebido 334,50 milhões de dólares. “Tais valores eram compostos pela soma dos saldos bilaterais do Brasil perante todos os demais países da CCR. Tendo em conta o ocorrido com a Venezuela, os valores a serem recebidos pelo Brasil foram recalculados”, explicou o BC.

No final, o Brasil recebeu apenas 72 milhões de dólares, dos demais países.

Por ser teoricamente uma garantia de pagamento, o CCR ainda permitia a Venezuela comprar produtos, especialmente alimentos e medicamentos, dos países vizinhos. O não pagamento pelo CCR pode piorar ainda mais a situação venezuelana, que já não tem crédito direto em nenhum país.

Cálculos feitos pelo governo brasileiro e por empresas apontam para uma dívida de 5 bilhões de dólares entre o governo Maduro e empresas brasileiras. A situação perdura há mais de dois anos, sem solução, e empresas brasileiras só têm aceitado exportar para a Venezuela com pagamento adiantado.

No primeiro semestre deste ano, o governo brasileiro anunciou que tentaria enviar uma missão de negociação a Caracas para tratar das dívidas, mas até hoje não teve sucesso.

CARIRI EM AÇÃO

Com UOL /Foto: Google  

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.