NASF promove programação para as mães de Monteiro comemorando o Agosto Dourado

O aleitamento materno não é só uma oportunidade de estreitar os laços entre mãe e bebê. Na verdade, a amamentação está ligada à nutrição e a segurança alimentar e é por isso que o Agosto Dourado foi criado em 2017.

O Agosto Dourado dedica os 31 dias do mês à conscientização do assunto e à troca de experiência entre mães que estão vivendo a fase do aleitamento. Pensando sobre o aleitamento como algo tão importante  a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro decidiu que o assunto merece mais que os 7 dias de atenção feitas na Semana Mundial da Amamentação e preparou uma vasta programação.

As atividades foram iniciadas já no dia 01 com o Grupo de Gestantes através de Palestras de Incentivo ao Aleitamento Materno. Ainda nesta quarta-feira, 08, foi realizada a Sala de Espera sobre Amamentação no Centro da Mulher com o Planejamento Familiar.

A programação ainda continua no dia 10 com o Informativo sobre o Agosto Dourado na Rádio Monteiro FM. Já no dia 15 será realizada a Sala de Espera sobre Amamentação no Centro da Mulher com o Planejamento Familiar e nos dias 22 à 30 Palestras e Salas de Espera nas UBS’s sobre Orientação e Incentivo ao Aleitamento Materno.

“Nós sabemos da importância do aleitamento materno em relação ao valor nutricional, bem como no sentido da imunização do bebê e é por isso que preparamos esta programação. Todas as mamães poderão tirar dúvidas, principalmente as de primeira viagem, e os papais também no sentido de como pode ajudar na prática. Receberemos todos com todo o carinho e dedicação”, afirma Rafael Sena, diretor do NASF.

O mês e sua cor

Há muito tempo somos habituados a meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata.

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. A partir de então, o oitavo mês do ano é totalmente dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

A escolha do dourado para o mês de agosto faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.