Projeto Revelando os Brasis pega a estrada pelo Brasil e traz exibições para o Cariri

O cinema brasileiro pega a estrada com o projeto “Revelando os Brasis”. Na bagagem, histórias que se transformaram em filmes de curta-metragem produzidos pelos seus autores e pelo projeto. Criado em 2004, o Revelando os Brasis” promove a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de filmes.

Até o dia 22 de outubro, um caminhão-cinema, adaptado para se transformar em cabine de projeção percorre 12 Estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Santa  Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo), parando em municípios com até 20 mil habitantes para exibir sessões de cinema abertas e gratuitas em ruas e praças. Na Paraíba a caravana vem até a cidade de São Domingos do Cariri no dia 08 de setembro, sendo a única cidade do estado a receber o projeto.

“É a iniciação do audiovisual em pequenas cidades. Esse é um projeto de formação, de produção e de difusão. Hoje  começa o início da terceira etapa. Nesta edição tem pessoas de aldeia quilombola, de aldeia indígena, dona de casa,  estudantes… São histórias e pessoas variadas e o que elas têm em comum é que elas têm uma boa história e vontade  de transformar isso em um filme”, explica Beatriz Lindenberg, coordenadora do projeto.

No total, serão oito documentários, seis ficções e um filme selecionado através do Concurso Nacional de Histórias, realizado pelo projeto e direcionado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. Os autores das melhores  histórias passaram por uma imersão em oficinas de audiovisual no Rio de Janeiro e, após o retorno às suas cidades, aplicaram todo o aprendizado nas filmagens.

O primeiro ponto de parada é na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta (ES). É ali que acontece o lançamento do curta-metragem “A Viagem de Seu Arlindo”, dirigido pela professora Sheila Altoé, uma das 15  selecionadas nesta sexta edição do projeto. A ficção é inspirada num dos relatos resgatados em rodas de contação de  história envolvendo novas e antigas gerações de moradores da região.

Também do Espírito Santo, está presente nesta edição o documentário “O que Resta da Imagem’, com direção, roteiro e produção de Rafael Wolfgramm, de Laranja da Terra. A obra revela um pouco mais sobre o fotógrafo  Francisco Seibel, que fez os primeiros registros da vida dos pomeranos no interior do Espírito Santo. Em suas seis  edições, o “Revelando os Brasis” já produziu 195 obras, entre documentários, ficções e animação. Cada filme tem até  15 minutos de duração “Temos vários desdobramentos a partir deste projeto. É um trabalho de valorização de  pessoas e das comunidades. São transformações que vão em muitas direções, às vezes pessoal e às vezes coletivo”, diz Beatriz.

VITRINE DO CARIRI/Foto: Reprodução 

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.