Como viajar de graça de ônibus usando o ID Jovem

Você provavelmente já ouviu falar e está se perguntando : “Como viajar de graça de ônibus?”

Assim como muitos jovens eu sonhava em terminar a faculdade e sair viajando pelo Brasil, porém a logística e a parte financeira dessa viagem nunca me pareceu muito acessível.

Conhecer o Brasil viajando gratuitamente de ônibus se tornou possível graças ao ID Jovem, não sabe o que é? Vem comigo que vou te contar como venho fazendo isso!

Como usar o ID Jovem

O ID Jovem é um programa do governo federal para jovens de baixa renda, o programa consiste em oferecer o direito de meia-entrada aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária assistida pelo programa, em eventos culturais como shows, teatros, museus, cinemas e eventos. Mas o que tem chamado mais atenção é a gratuidade no transporte de ônibus e trens interestaduais, isso mesmo, o programa garante o direito de gratuidade no valor da passagem, o jovem tem que arcar apenas com o valor da taxa de embarque, nunca paguei mais de R$7. As empresas de transporte são obrigadas a disponibilizar duas vagas gratuitas para o ID Jovem por ônibus e caso essas vagas já estejam preenchidas são obrigadas a disponibilizar mais duas vagas com 50% de desconto, nos ônibus convencionais.

Para ter esse direito de viajar de graça nos ônibus o jovem precisa se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Como fazer esse cadastro? Agende uma entrevista no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa, eles te informarão quais os documentos devem ser apresentados, não é nada trabalhoso: Comprovante de Endereço, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Comprovante de Renda e, caso você more com seus pais, a Renda da Família. No dia da entrevista a assistente fará perguntas simples apenas para preenchimento de formulário, não é uma sessão analítica.

Após algumas semanas, um pouco mais de um mês, você receberá o número do NIS, que por vezes coincide com número do PIS. Com isso você baixa o aplicativo que está disponível para IOS, Android e Windows, além de ser acessível através do site. Insira o número do NIS, seu Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e clique em Acessar.

Por vezes leva tempo para o sistema atualizar e a única opção é esperar até ele reconhecer o seu cadastro, pode demorar algumas semanas. A Próxima etapa será gerar o cartão que deverá ser apresentado na retirada da passagem, você pode ter apenas no celular salvo ou levar impresso. O cartão tem um prazo de validade e após o vencimento pode ser gerado outro, sem qualquer problema.

As passagens gratuitas só podem ser retiradas presencialmente nos terminais rodoviários, é bom ter certa antecedência para retirá-las, pois só estão disponíveis nos horários de ônibus convencionais e são somente duas vagas gratuitas por ônibus. Além disso, as empresas de ônibus vêm reduzindo os ônibus convencionais, em muitas linhas só existem ônibus executivos, semi-leito e leito. Por isso é bom se programar com antecedência e ter flexibilidade com relação a datas e hospedagens.

Você pode pesquisar os horários de ônibus convencionais para a linha deseja na internet, porém você só vai saber a disponibilidade de vaga quando for retirá-la no guichê rodoviário. Já aconteceu de eu ter que passar mais um dia no lugar onde estava para pegar o ônibus gratuitamente no dia seguinte. Ou ir até a próxima cidade na qual haveria maior disponibilidade de horários e ônibus.

Dicas importantes: Se você tem a data de ida e volta da sua viagem você pode retirar as duas passagens gratuitamente na mesma hora ou quando você chegar à cidade de destino. Se você já tem uma ideia de quando pretende seguir para o próximo local, é melhor garantir a próxima passagem, pois a tendência é que a procura de passagens via ID Jovem aumente cada vez mais.

O ID Jovem não limita o número de passagens a serem retiradas por vez. Caso você retire a passagem e não compareça por quaisquer motivos você não perderá o benefício. Mas vale o bom senso de trocar a passagem caso o imprevisto permita fazer isso a tempo, assim outro jovem poderá desfrutar daquela vaga.

☝ Vale lembrar que o ID Jovem serve apenas para viajar de graça em ônibus interestaduais, os circulares e intermunicipais são pagos normalmente. Nos guichês da compra de passagem tire todas as suas dúvidas e veja o trajeto que vale mais a pena fazer para chegar até o seu destino, pois muitas vezes as pesquisas na internet te levam as informações desatualizadas sobre as linhas e horários de ônibus.

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.