Haddad apresenta proposta para endividados

O novo candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, apresentou um programa de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no qual promete criar o “programa Dívida Zero” para consumidores que estão com o nome sujo no SPC/Serasa.

A proposta não existia nesses termos no programa de governo apresentado quando Lula era o candidato do partido e guarda semelhança com a “Nome Limpo”, uma das principais promessas de Ciro Gomes, do PDT, que também disputa a Presidência.

Haddad assumiu a cabeça de chapa do PT na terça-feira (11), após o TSE ter rejeitado o registro da candidatura de Lula.

Em sua página no site do tribunal, o novo presidenciável apresenta um plano de governo com algumas mudanças em relação ao do ex-presidente.

O programa de Lula tinha a proposta de criar uma linha de crédito para quem está negativado:

“Criação de linhas de crédito com juros e prazo acessíveis, que busquem atender as famílias que hoje se encontram no cadastro negativo”
Na versão de Haddad, a proposta vira um programa, batizado de “Dívida Zero” e mais detalhado:

“Criação do programa Dívida Zero, que prevê a instituição de linha de crédito em banco público com juros e prazo acessíveis, para atender às pessoas que hoje se encontram no cadastro negativo do SPC e SERASA’
O programa de Haddad traz ainda outras diferenças com relação ao de Lula. Uma proposta nova é o Programa Brasil 100% Online, cujo conceito e estruturação aparecem apenas no plano de Haddad.

Entre as promessas está “conectar mais de 2 mil municípios à rede fibra ótica”, “garantir que o Satélite Geoestacionário brasileiro seja usado para conexão de rádio IP em municípios de pequeno porte, áreas rurais e distritos isolados” e “exigir das empresas que forneçam conexão de alta velocidade a 3.600 municípios que hoje só contam com 3G”.

A proposta de aumentar o acesso à internet já existia no plano de Lula, mas era apresentada de forma mais restrita: “O governo Lula investirá fortemente para garantir a universalização da banda larga barata e acessível para todos e todas, com a universalização do serviço de acesso à Internet fixa e diminuição do preço da Internet no celular.”

Sobre recursos naturais, o plano de Haddad acrescenta algumas áreas de investimento que não estavam no programa de Lula, como “ampliar o programa de construção de cisternas” e “recuperando nascentes, despoluindo rios e ampliando as obras de saneamento para afastar o fantasma do racionamento de água”.

Segundo o TSE, os partidos podem solicitar alteração do programa de governo apresentado à Corte.

 

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.