Candidatos ao governo prometem apoiar a indústria 4.0 e política de geração de emprego e renda

O “Diálogo da Indústria com os Candidatos ao Governo” reuniu, nesta segunda-feira (24), à tarde, José Maranhão (MDB), João Azevêdo (MDB) e Lucélio Cartaxo (PV), no auditório da Federação das Indústrias do estado da Paraíba (FIEP). Os postulantes ao Palácio da Redenção prometeram apoiar a indústria 4.0, melhorar a infraestrutura do estado e garantir política de incentivos para assegurar a geração de mais empregos e renda

A indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas.

O evento foi aberto pelo 1º vice-presidente da FIEP, Magno Rossi, que apresentou as principais propostas da indústria paraibana e entregou o documento aos candidatos. Cada candidato teve 20 minutos para fazer a exposição das suas propostas de governo e respondeu as questões dos empresários. O candidato Tárcio Teixeira (PSOL) foi convidado, mas não compareceu ao evento.

José Maranhão

O primeiro a participar da sabatina foi José Maranhão. O candidato do MDB disse que está empenhado no plano de governo para promover e ampliar a indústria da Paraíba. “Existe nesse esforço um viés social. Não se concebe no mundo inteiro uma forma mais eficaz e eficiente de se gerar emprego, através do desenvolvimento econômico. Mais indústria, mais setor de serviço e comércio e mais emprego. Isso é uma lei econômica e acontece automaticamente”, frisou.

José Maranhão ressaltou que é preciso buscar a modernização para que a indústria seja competitiva, possa enfrentar com seus concorrentes, mas o estado tem que fazer a sua parte. Qual é a parte do Estado? Implantar uma política de incentivos fiscais que priorize a indústria voltadas para a modernidade e a tecnologia. Esse é o século da tecnologia, a indústria 4.0”, destacou.

Maranhão ainda pregou a redefinição vocacional do Porto de Cabedelo. No plano de governo, o candidato propõe a criação da Empresa Paraibana de Empreendedorismo, uma agência de fomento construída a partir da fusão com o Empreender Paraíba.

João Azevêdo

Depois, foi a vez de João Azevêdo. O candidato do PSB afirmou que o segmento privado é o grande gerador de empregos. “Nós precisamos dotar o estado cada vez mais das condições de estabilidade econômica, segundo as condições de infraestrutura que possa captar mais empresas e gerar mais empregos. Isso é uma lógica óbvia da economia”, destacou João Azevedo.

Ele ressaltou que a atual gestão, da qual foi secretário, resolveu cada eixo da infraestrutura, garantindo a matriz energética, a logística para transporte (estrada) e segurança hídrica. O socialista ainda prometeu, caso seja eleito, construir um centro de convenções, de feira e exposições em campina Grande, além de ampliar o número de escolas técnicas estaduais para formar mão de obra qualificada para o setor industrial. O candidato também assegura apoio à indústria 4.0.

No programa de governo, José Azevedo promete implementar os usos previstos do mapa de oportunidades de potenciais econômicos da Paraíba conforme visão e modelo de gestão constantes do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social sustentável dos arranjos produtivos (PLADES).

Lucélio Cartaxo

Lucélio Cartaxo disse que a indústria representa quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado da Paraíba. “Portanto, nós vamos fazer um governo onde o diálogo vai ser permanente com a indústria. Partindo do princípio de que a política de emprego e renda passa necessariamente pela indústria, vamos fazer um governo eficiente onde a gente não cobre imposto a altura do que está fazendo hoje”, asseverou Lucélio, que também garante apoiar a indústria 4.0.

O candidato do PV ainda prometeu caso, eleito, indicar o secretário de Desenvolvimento Econômico a partir de uma lista tríplice apresentada pelos setores produtivos da Paraíba. “No nosso governo, o investidor será visto como um parceiro, como alguém que pode contribuir para o
desenvolvimento do Estado”, frisou Lucélio, que também garantiu o fortalecimento dos distritos industriais. .

No programa de governo, ele promete que a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) será reformulada, enfocando a atração de novos empreendimentos, e vai abrigar o Investe PB, um núcleo com a participação de consultores oriundos do serviço público e da iniciativa privada, a fim de proporcionar um ambiente de negócios atrativo e com uma maior capacidade de resolver os gargalos comuns aos empreendedores que estejam instalados ou que queiram investir na Paraíba.

Eleições 2018

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.