Bota-PB, Treze e presidentes de 58 clubes na pauta de julgamento do STJD

A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga na tarde desta quarta-feira (03) Botafogo-PB, Treze e mais 58 clubes inadimplentes no ano de 2018 no futebol brasileiro.

Em pauta estão 60 de 103 denúncias produzidas essa semana em mutirão da Procuradoria do órgão.

Por não cumprirem decisões da Justiça Desportiva, as agremiações podem novamente receber multas e ainda ter seus presidentes suspenso até o cumprimento da pena. A sessão está agendada para as 13h30, na sede do STJD, no Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução / STJD

No caso do Belo, o agora ex-presidente José Freire da Costa, o Zezinho do Botafogo, também foi denunciado junto com o clube.

Imagem: Reprodução / STJD

O mesmo aconteceu com o mandatário do Galo, Juarez Lourenço, que se for punido, pode até perder o direito de concorrer à reeleição nas eleições do clube, marcadas para o final deste mês.

As denúncias contra os clubes e dirigentes paraibanos são relacionadas, de acordo com o STJD, ao descumprimento do artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da Justiça Desportiva”.

Ainda conforme o CBJD, caso sejam condenados, as agremiações e os cartolas estão sujeitos a uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil, além de uma pena de suspensão automática até que se cumpra a decisão, resolução ou determinação, em caso de pessoa física, além de suspensão por noventa a trezentos e sessenta dias e, na reincidência, eliminação de competições oficiais, caso dos clubes.

O STJD, porém, não especificou quais decisões deixaram de ser cumprida pelos clubes que serão julgados nesta quarta-feira.

Paraíba Online

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.