Crianças das Cozinhas Comunitárias da PMJP participam de concurso de desenho da ONU

Oficina com contação de história, atividades lúdicas e desenho. Assim foi a tarde de 23 crianças, de 5 a 10 anos de idade, usuárias da Cozinha Comunitária do Residencial Gervásio Maia, na última sexta-feira (5). Elas fazem parte da criançada que está participando do concurso promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A atividade marca a passagem do Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), é incentivadora e responsável pela ação junto ao público infantojuvenil das cinco Cozinhas Comunitárias mantidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O ciclo de oficinas pedagógicas foi realizado durante toda essa semana e encerra na próxima segunda-feira (8), com início às 14h, na Cozinha Comunitária do Bairro dos Novais.

O concurso propõe que a meninada expresse, em forma de desenho, como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030. Para a oficina desta tarde, a Dessan contou com a parceria da contadora de estória Peinha Teixeira, da Ong Escola Olho Vivo do Tempo, de Gramame.

De forma lúcida, ela contou uma história da ancestralidade do Quilombo Mituaçu, onde a escola é inserida, através da vivência da menina Mel que aprendia com seu avô a importância de cuidar da terra, da agricultura compartilhada e da alimentação saudável da comunidade.

Após a história, a criançada foi estimulada a fazer os desenhos sobre a importância da agricultura e da alimentação para que realmente se consiga o fim da fome até o ano de 2030.

Lúcia Silva, diretora da Dessan, explica que as oficinas pretendem, antes de tudo, sensibilizar e conscientizar as crianças e adolescentes, sobre a importância da participação no concurso. “O concurso objetiva propor a criação de um cartaz para a Campanha Mundial Fome Zero”, disse.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Cristal da Conceição Silva, de 8 anos, foi uma das crianças que estava empolgada na elaboração do desenho. A pequena não escondia a alegria de poder participar do concurso. “Eu quero ganhar com o meu desenho. Coloquei a plantação de maçã. Toda criança gosta de maçã e com o pé da fruta é melhor porque se come e nunca se acaba”, diz a menina.

Conscientização – Por meio dessa atividade, a FAO (sigla do inglês: Food and Agriculture Organization) visa conscientizar as novas gerações para o fato de que existem 815 milhões de pessoas passando fome no mundo. Além delas, 1,9 milhão acima do peso.

As inscrições para o concurso vão até o dia 9 de novembro próximo. Segundo Lúcia, os desenhos estão sendo inscritos à medida que as oficinas são concluídas.

Concurso – Os participantes devem ter a faixa etária 5 e 19 anos de idade. Os desenhos podem ser fotografados ou escaneados e enviados pelo site do concurso, após o preenchimento de cadastro. Três vencedores em cada faixa etária ganharão uma bolsa de presentes surpresas, um certificado de reconhecimento e terão seus trabalhos expostos na sede da FAO, em Roma, Itália.

Paraíba Online

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.