Na reta final para o Enem, vale acompanhar as dicas fundamentais

A pouco mais de um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cada minuto é decisivo para os estudantes aprimorarem seus conhecimentos. Este ano, o exame terá provas aplicadas em dois domingos seguidos, 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação que desrespeite os direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

Nesta edição do exame, a segunda etapa apresenta um diferencial: serão mais 30 minutos para o estudante, que, até 2017, dispunha de quatro horas e meia e agora terá cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Abaixo, confira algumas dicas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, para os participantes do exame.

Aplicativo – O cartão de confirmação da inscrição estará disponível a partir de outubro (a previsão é dia 13). Desse documento constam o número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento especializado e/ou específico (se solicitado); e língua estrangeira selecionada. Para facilitar o acesso às informações, o aluno pode baixar o aplicativo do Enem em seu smartphone – no App Store, para sistemas IOS; ou no Google Player, para Android.

Pontualidade – Assim que souber o local das provas, faça o percurso para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. Lembre-se que o trânsito no dia pode estar mais complicado que o de costume.

Documentação – Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar – Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova – Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta/folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Calendário – A divulgação do cartão de confirmação está prevista para 22 de outubro. As provas, vale retomar, serão realizadas em novembro, em dois domingos consecutivos, nos dias 4 – com encerramento às 19h – e 11 – encerradas às 18h30. A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.

Assessoria de Comunicação Social

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.