“A Justiça Eleitoral não combate boatos com boatos”, diz ministra do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, fez um discurso na tarde deste domingo (21/10) para defender a atuação da Justiça Eleitoral no pleito de 2018, em meio a uma onda de desinformação, que, conforme destacou, atinge a campanha presidencial. As declarações foram dadas ao lado de outras autoridades envolvidas na condução e segurança do processo eleitoral no país.

“A Justiça Eleitoral não combate boatos com boatos”, disse a ministra, pedindo que os eleitores acreditem no TSE. “Confiem na Justiça Eleitoral. Ela é a melhor arma do eleitor. É instituição comprometida com sua missão institucional”, afirmou.

Em meio à investigação das denúncias envolvendo mensagens em redes sociais referentes aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições, Rosa Weber enfatizou que a Justiça Eleitoral precisa de tempo para apresentar respostas. O processo, conforme enfatizou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, tramita sob sigilo.

“O que nos reúne aqui hoje é a nossa crença de que a desinformação deliberada, que visa o descrédito da Justiça Eleitoral, precisa ser combatida com informação responsável e transparência”, disse Rosa Weber. A ministra destacou ainda que a Corte não tem partido nem é parte interessada no desfecho do processo de sucessão presidencial. A segurança das urnas eletrônicas também foi novamente defendida.

Já o vice-procurador geral eleitoral, Humberto Jacques, fez ampla defesa do sistema de votação eletrônica brasileiro. Ele destacou as auditorias feitas em todas as unidades da Federação no primeiro turno das eleições. “Em nenhuma urna foi encontrado lacre quebrado”, disse. “Ninguém deve ter medo de se expressar no Estado democrático de direito”, completou.

Executivo
Ao falar em nome do Poder Executivo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, afirmou que não se pode promover no país, às vésperas do desfecho da disputa pela sucessão presidencial, “mais um apocalipse frustrado no país”. “A partir de segunda (29), teremos um novo presidente da República, que será o presidente de todos os brasileiros”, disse.

Já o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou o retorno das atividades, a partir desta segunda-feira (22), do Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018, onde ficam centralizadas as ações executadas em todo o país para assegurar a ordem e a segurança do processo eleitoral.

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.