Encontro de Educação Popular no SUS da Paraíba acontece em João Pessoa

Nesta sexta-feira (30), pela manhã, foi aberto o “Encontro de Educação Popular no SUS da Paraíba”, que tem o objetivo de articular os sujeitos do tema e avançar na elaboração da Política Estadual de Educação Popular em Saúde. O evento está acontecendo no Hotel Caiçara, em Tambaú, na capital, e continua neste sábado (1º).

O Encontro está sendo realizado pelo Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde da Paraíba, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “A educação popular é uma forma de ser, estar e fazer no mundo, respeitando as diferenças e construindo juntos”, afirmou o diretor do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) da SES, Fernando Lopes.

Para a representante do Comitê, Drica Tófoli, o evento é uma forma de agregar, cada vez mais, a educação popular em saúde no estado. “Iniciamos as ações do comitê há cerca de dois anos, ou seja, ainda estamos engatinhando, mas neste encontro queremos dar um grande passo na construção da Política Estadual de Educação Popular em Saúde”, falou.

Um dos palestrantes na abertura do evento foi o médico, professor aposentado da UFPB e mestre em educação popular desde 1974, Eymard Vasconcelos. “A educação popular dá pra ser feita na instituição pública e também deve ser usada como instrumento de gestão, pois grande parte do que temos na saúde vem da educação popular”, comentou.

A professora da Escola Técnica de Saúde da UFPB, Gildeci Alves, também faz parte do Comitê. Ela define a educação popular como um jeito especial de conduzir o processo educativo no setor saúde. “Uma pessoa que é atendida pelo SUS deve, antes de tudo, ser ouvida, com o seu contexto de vida, diálogo, vínculo e compartilhamento do saber. Isso é um bom exemplo de educação popular no SUS”, concluiu.

Programação

Sexta (30) – Tarde

Rodas de conversa, com vários temas, entre eles, “Um olhar da gestão estadual”, com a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira; “Um olhar da juventude”, com o residente de Medicina de Família e Comunidade da UFPB; “Um olhar do Legislativo”, com a deputada estadual Estela Bezerra e “Um olhar do profissional de saúde”, com a ACS, de Cajazeiras, Maria Ednalda.

Sábado (1º) – manhã

Discussão das propostas para o fortalecimento da Política de Educação Popular da Saúde

Avaliação e encerramento.

Paraíba Já/Foto: Reprodução