Quatro dicas para aprender Matemática

A Matemática é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes, que costumam garantir que seu grau de dificuldade é maior do que de outras matérias estudadas durante o ensino fundamental e médio. Acreditando que essa disciplina não é a mais difícil, mas que depende de uma abordagem de estudos diferente do usual, reunimos quatro dicas para facilitar os estudos em Matemática e para ajudar os estudantes a aprenderem mais sobre os conteúdos pertencentes a essa disciplina.

1ª dica: Nunca estude apenas lendo

É evidente que precisamos fazer uma boa leitura do conteúdo, mas, em Matemática, sempre é importante resolver exercícios. Ao fazer isso, é possível descobrir suas dúvidas a respeito do conteúdo estudado e também sobre toda a Matemática básica usada na resolução das questões. Além disso, os exercícios também ajudam a memorizar as técnicas e fórmulas usadas e em quais ocasiões elas são permitidas.

Nossa sugestão para aprender Matemática mais rapidamente, por meio da resolução de exercícios, é a seguinte:

Depois de ler o conteúdo, tente resolver novamente os exercícios que já foram feitos em sala de aula por seu professor. Sempre que não souber o que fazer, verifique o passo a passo realizado pelo professor e compare com o que está fazendo em seus estudos. Isso pode mostrar a você quais os seus erros e ajudar-lhe a superá-los. Se mesmo assim não souber o que fazer, é chegada a hora de perguntar a seu professor ou a um colega que sabe.

Quando conseguir refazer todos esses exercícios, é hora de tentar aqueles que ainda não foram feitos. Tente resolver todas as questões disponíveis usando os mesmos métodos já utilizados antes. Ao final, certamente terá aprendido a maior parte do conteúdo e terá algumas dúvidas para tirar com seu professor, o que também faz parte do processo de aprendizado.

2ª dica: Não deixe uma dúvida passar batido

Jamais deixe passar uma dúvida. Se ela surgiu em sala de aula, pergunte a seu professor assim que possível. Se não for possível naquele momento, anote-a. Nesse segundo caso, tente encontrar a resposta por si mesmo, em casa, antes de falar com seu professor. Isso pode trazer grandes ganhos com relação aos estudos.

Quando estiver resolvendo exercícios, faça o mesmo: anote todas as dúvidas que surgirem e não deixe de saná-las com seu professor antes que ele troque de conteúdo.

Como dica extra, aconselhamos o aluno a anotar tudo, desde o conteúdo passado em sala até algumas coisas importantes ditas pelo professor, pois, em seu momento de estudo individual ou em preparação para provas e exames, ou até mesmo na elaboração de trabalhos, essas anotações podem ser de extrema utilidade.

3ª dica: Atenção à matemática básica

Se você não sabe dividir, mas está estudando equações, é melhor tirar um tempo para aprender a divisão primeiro. Os conteúdos dentro da Matemática são quase todos cumulativos, ou seja, é quase sempre necessário saber um conteúdo mais básico para aprender um conteúdo mais avançado. Assim, por exemplo, para conseguir aprender equações de modo perfeito, é preciso conhecer com detalhes as operações matemáticas básicas, pois as equações são baseadas nelas. O próximo passo é aprender funções, que não podem ser totalmente compreendidas sem o conhecimento de equações.

4ª dica: Rotina de estudos e revisão

Não adianta resolver todos os exercícios sobre equações do livro de Matemática no início do ano e passar o restante do tempo sem tocar nesse livro. Isso porque precisamos ter uma rotina de estudos bem estabelecida e uma prática de revisões bem planejada.

As rotinas de estudos e revisões são pessoais. Cada pessoa precisa criar seus hábitos de estudo de acordo com suas necessidades, por isso, é impossível sugerir alguma rotina que seja realmente eficaz para todos os leitores. Todavia, ressaltamos que, para aprender Matemática, é importante estudá-la regularmente.

Como técnica de revisão, podemos sugerir a resolução de alguns exercícios antes de iniciar os estudos. Para tanto, é bom que o aluno já separe os exercícios que serão usados na revisão durante o momento em que estiver estudando aquele conteúdo. Essa revisão pode ser rápida, ocupando menos de um quinto do tempo total separado para o estudo de conteúdos novos.

 

Mundo Educação