II Inova Monteiro Trend e 1ª Feira de Caprinovinocultura movimentam economia do Cariri paraibano

Proporcionando aos empreendedores do Cariri paraibano uma oportunidade para dar visibilidade aos seus negócios e, ao mesmo tempo, de conhecer as tendências e inovações do mercado, o Sebrae Paraíba e a Prefeitura de Monteiro iniciaram na noite da última quinta-feira (6) as atividades do II Inova Monteiro Trend (IMT). O evento ocorre na Praça da Saudade, até a noite deste sábado (8), com atividades das 8h às 20h.

Com acesso gratuito e uma vasta programação, o IMT tem como principal objetivo promover o fortalecimento da economia local através do incentivo ao empreendedorismo, à inovação, à difusão de tecnologias sociais e às boas práticas de produção, gestão e convivência com o semiárido.

Ao todo, a estrutura do Inova Monteiro Trend conta com 40 estandes para exposição e comercialização de produtos e serviços da região, proporcionando aos empresários, além da divulgação de seus empreendimentos, o acesso a novos mercados e oportunidades de negócio.

Além disso, o IMT também conta com praça de alimentação, ambiente para encontros de negócios, espaço para cultura e lazer e um showroom dedicado aos empreendimentos de moda e beleza da região, segmentos estes que na noite de abertura do evento promoveram um desfile para apresentar suas tendências, produtos e serviços.

Este ano, em conjunto com o Inova Monteiro Trend, o Sebrae Paraíba, com o apoio de parceiros, também promove a 1ª Feira de Caprinovinocultura de Monteiro. Igualmente realizada na Praça da Saudade, a feira destaca uma das principais vocações econômicas do município, que é considerado o maior produtor de leite de cabra da Paraíba.

Com atividades ocorrendo desde a última quarta-feira (5), o evento reúne os diversos segmentos que integram a cadeia produtiva da caprinovinocultura na região, promovendo palestras, intercâmbio de experiências, oficinas e oportunidades para celebração de negócios. Além disso, a feira, que será encerrada no próximo domingo (9), também vai promover um torneio leiteiro, que contará com R$ 20 mil em prêmios para os produtores participantes.

Durante a solenidade de abertura do IMT, a prefeita do município de Monteiro, Anna Lorena Farias, destacou a relevância da parceria com o Sebrae na realização do evento para dar visibilidade aos negócios da cidade, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.

“Nós, caririzeiros, somos guerreiros e precisamos nos utilizar das coisas que temos a nossa mão para desenvolver essa região”, pontuou Anna Lorena, ao ressaltar também a necessidade e a importância do estímulo à economia criativa no Cariri paraibano.

Por sua vez, a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Maria Madalena Arruda, destacou que a repercussão dos eventos tem sido bastante satisfatória na região. Segundo ela, apenas no primeiro dia de Inova Monteiro Trend, a quantia movimentada em negócios se aproximou de R$ 300 mil.

“A repercussão foi grande na região, com a sociedade muito empolgada com o evento por entender a repercussão dele para a dinamização econômica da região”, afirmou Madalena, ao destacar que a expectativa do Sebrae e da Prefeitura é que os eventos recebam, até o encerramento, um público superior a 3 mil pessoas.

Pacto Novo Cariri

Além das atividades na Praça da Saudade, a programação do Inova Monteiro Trend também vai celebrar os 18 anos do Pacto Novo Cariri, firmado no ano de 2000, com a proposta de unir os setores público e privado para elaboração e execução de ações em prol do desenvolvimento da região.

Para isso, um encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal de Monteiro, neste sábado (8), às 9h. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Pactos & Impactos – Cooperação para o Desenvolvimento”, escrito pelo consultor do Sebrae, Cícero Pereira de Sousa.

Serviço

1ª Feira de Caprinovinocultura de Monteiro
Data: 5 a 9 de dezembro
Local: Praça da Saudade
Horário: 8h às 22h

Inova Monteiro Trend
Data: 6 a 8 de dezembro
Local: Praça da Saudade (Monteiro)
Horário: 8h às 20h