S. S. do Umbuzeiro mantém tradição da missa do vaqueiro e pega de boi no mato

Algumas cenas só são vistas, apreciadas, registradas e admiradas em São Sebastião do Umbuzeiro e todos os anos a sua tradicional festa do padroeiro nos proporciona a oportunidade de nos depararmos com flagrantes de fé, cultura, emoção e tradição.

E este ano não foi diferente. Nesta quarta feira foi realizada a tradicional homenagem aos vaqueiros, através da 32ª edição da Missa do Vaqueiro e Pega de boi.

O evento foi realizado no parque Santa Águeda e contou com a participação de centenas de vaqueiros e vaqueiras de toda a região do Cariri, interior de Pernambuco e outros pontos do estado e do país.

Além da missa e da pega de boi houve a premiação para os vaqueiros, como por exemplo o mais jovem, o mais velho, o mais distante, as vaqueiras e outras categorias que receberam troféus de participação e uma premiação simbólica.

A programação foi coordenada pelos “noiteiros”, o vice prefeito do município Chico de Mariano e família, e Zé Burrego e família, e contou com a presença do prefeito Adriano Wolff, vereadores, secretários municipais, familiares dos vaqueiros e um público notável.

Em contato com nossa reportagem, o ex prefeito Chico Neves que também participa ativamente desta programação contou que os umbuzeirenses tem grande admiração pela profissão do vaqueiro, inclusive não só o vaqueiro de fazenda, mas sim o vaqueiro do mato.

O ex prefeito nos confidenciou que em uma enquete realizada para um trabalho escolar recentemente em uma escola do município, a grande maioria dos meninos de SS do Umbuzeiro afirmaram que a profissão que sonhavam em ter no futuro era a profissão de vaqueiro.

São histórias, fatos e registros que você só encontra em SS do Umbuzeiro, com suas cultura e suas tradições que passam de geração em geração.