Hemocentro faz apelo à população para doar sangue

O Hemocentro da Paraíba continua precisando da presença de doadores de todos os tipos de sangue. Por conta dessa situação, a direção da instituição reforça o apelo à população para que doe sangue e, assim, o estoque de sangue possa aumentar.

As doações no Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, acontecem das 7h às 17h30, na Avenida Dom Pedro II, nº 1119, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 17h. Quem preferir também pode doar no Hemocentro Regional de Campina Grande, na rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, s/nº, bairro de Catolé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 12h30.

A diretora-geral do Hemocentro, Luciana Gomes Vieira, lembra que, apesar do mês de janeiro ser um período de queda das doações, devido à ausência de doadores, a demanda por sangue é permanente.

“Temos que alertar a população de que, apesar de janeiro ser um mês em que as pessoas costumam viajar, o Hemocentro funciona normalmente e a solidariedade não pode tirar férias”, alertou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, a unidade precisa contar com apoio do doador fidelizado e do voluntário. 

“A população deve manter uma rotina de doações nos hemocentros do Estado para podermos dispor de sangue para abastecer a rede de saúde”, declarou.

Recomendações

Para doar é preciso atender alguns critérios determinados pelo Ministério da Saúde. Os principais são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pela mãe ou pelo pai), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas duas horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social).