Campanha pretende prevenir a gravidez na adolescência

Começa nesta segunda-feira (4) uma série de atividades educativas para prevenir a gravidez na adolescência.

A campanha da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) vai realizar ações de conscientização durante todo o mês de fevereiro para adolescentes atendidos nos centros de atenção à criança e aos que cumprem medida socioeducativa.

Membros do Comitê Consultivo dos Direitos da Criança e Adolescente do DF e Conselheiros Tutelares também são público-alvo da campanha.

A programação inclui debate, exibição de filmes e a assinatura de uma carta compromisso com o plano continuado de prevenção da gravidez na adolescencia apresentado pela Sejus.

Levantamento realizado pela consultoria Macroplan, intitulado de Índice dos Desafios da Gestão Estadual, aponta que o DF tem o menor índice de gravidez precoce do País. Em 2016, 12% dos nascidos vivos na capital federal são filhos de mulheres de 10 a 19 anos.

A gravidez na adolescência é 3ª causa de mortalidade juvenil, perdendo apenas para homicídios e acidentes no trânsito, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

O Governo do Distrito Federal destaca que a adolescente que engravida precocemente enfrenta situação de risco, pois o corpo, em formação, não está pronto para uma gestação. O bebê pode nascer prematuro e, na maioria dos casos, há complicações na gravidez e no parto. Contribuem para a gravidez na adolescência fatores como a pobreza; a falta ou inadequação de modelos de identificação oferecidos pela sociedade, como um enaltecimento da mulher grávida.

EBC