Gira Mundo abre inscrições para intercâmbio de 280 estudantes da PB com dois novos destinos

Estão abertas as inscrições para o intercâmbio internacional Gira Mundo, para os estudantes Canadá, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia. São 280 vagas para estudantes da 2ª série do ensino médio da rede estadual de ensino. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5). O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$ 9 milhões.

As inscrições podem ser efetuadas no Portal da Cidadania do Governo da Paraíba com preenchimento do formulário eletrônico até o dia 4 de março de 2019. Este ano serão 130 vagas para o Canadá, 50 vagas para a Espanha, 40 vagas para a Argentina, 40 vagas para o Chile e 20 vagas para a Colômbia.

Os estudantes selecionados cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escolas de nível médio, com data de embarque prevista para o segundo semestre de 2019. Receberão bolsas de manutenção no valor total de R$ 4.500, além de seguro de saúde durante o período que estiver residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além do cumprimento das exigências para inscrição, serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores médias no ano de 2018, distribuídos de acordo com o número de vagas. Também serão submetidos a uma prova do idioma do país de destino, além da avaliação psicossocial, de caráter eliminatório.