Câmara de Caraúbas inicia atividades de 2019 e aprova reajuste salarial para os professores

A Câmara de Vereadores de Caraúbas retomou as atividades legislativas de 2019 na noite desta terça-feira, dia 05 de fevereiro, sob a presidência de José Franconero Silva de Sousa, conhecido como Nero (PSB).

A primeira sessão ordinária foi marcada pela aprovação de dois projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo. Os Inicialmente, os vereadores caraubenses aprovaram o projeto que concede reajuste aos servidores da rede municipal de ensino. 

A secretária de educação, Raiane Fernandes, esteve na Câmara Municipal representando o prefeito Silvano Dudu e falou sobre o projeto e sua importância para os professores. “Este reajuste vem fortalecer a política de valorização dos docentes. Vale destacar que o reajuste é retroativo ao mês de janeiro”, destacou.

Para o presidente Nero, a Câmara estará sempre em favor dos servidores e da população. A aprovação desse reajuste para os professores representa uma vitória merecida e importante para todos.

O segundo projeto aprovado foi a proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, que cria o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).

A vereadora Neide disse que caberá ao COMSEA estabelecer diálogo permanente entre a Administração Municipal e organizações sociais nele representadas, com o objetivo de assessorar o Município na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades, que visem à garantia do direito humano à alimentação. “O COMSEA deverá propor, orientar e coordenar estas diretrizes para assegurar o direito de todos a uma alimentação saudável”, esclareceu a vereadora.

Ainda na sessão, o vereador Bazoca criticou o Governo Municipal em relação as obras dos portais da cidade, comentando que o governo está enganando os alunos que venceram o concurso de arte que terão seus trabalhos exibidos nos três portais que estão sendo executados na cidade. Segundo Bazoca, o Governo Municipal não está fazendo conforme o projeto.

As críticas do vereador de oposição foram rebatidas pelo professor e secretário executivo de educação, Tiago Farias, que disse que o vereador tivesse mais paciência porque o projeto está em execução e os trabalhos dos alunos vencedores do concurso serão colocados na parte de cima dos portais. Tiago disse ainda que é necessário entender o processo para primeiro fazer determinadas colocações infundadas, apenas por fazer.

Por fim, o novo presidente Nero comentou que o ano será de expectativa positiva: “Vamos trabalhar intensamente em prol da comunidade caraubense, levando ao conhecimento da população todos os trabalhos realizados na casa e vamos fazer isso através dos nossos canais de comunicação, buscando a transparência dos atos legislativos”, finalizou.

A sessão contou com a presença dos vereadores Nero, Neide, Fábio, Bazoca, Teinha, Tomaz e Renivan. A próxima sessão ficou marcada para o dia 19 deste mês.