Educação de Sumé acerta mais uma vez com a Jornada Pedagógica

Educação de Sumé acerta mais uma vez com a Jornada Pedagógica
A Secretaria de Educação de Sumé encerrou na quinta-feira (07/02), a Semana Pedagógica 2019 em grande estilo. O evento, que desde 2017, vem se consolidando no calendário educacional do município a cada início de ano letivo, mostrou mais uma vez o compromisso e o engajamento de todos os envolvidos com a educação.
A Jornada Pedagógica foi encerrada com o renomado escritor e mestre em Educação, Celso Antunes, que trabalhou o tema: Como desenvolver em uma escola pública um ensino de qualidade.
Logo no início de sua fala, Celso Antunes fez questão de observar a jovialidade do prefeito Éden e do secretário de Educação Odilon Araújo.
Por aproximadamente duas horas de interação com uma plateia composta de professores, gestores escolares, técnicos, autoridades locais e demais interessados no assunto, de forma muito simpática e envolvente, Celso Antunes falou sobre: mecanismo de integração curricular, interdisciplinaridade, comunicação/união da classe docente, educação à distância, redes sociais e os seus impactos no processo de ensino aprendizagem entre outros assuntos.
O autor de uma centena de livros didáticos também falou de sua felicidade em estar no Cariri. Segundo ele, a oportunidade reacende a esperança de um país que realmente acredita em educação.
Para Celso, não existe fórmula mágica para resolver a educação brasileira. Ele acredita que se criasse um programa de residência, nos moldes do que existe na saúde, ajudaria a resolver outros problemas. “Existe residência para diversas áreas da saúde, mas não há para a pedagogia, para o professor, o que é uma pena”, disse. Segundo ele, a educação infantil é tudo, o resto é apenas o resto.
Ao dar as boas-vindas ao público presente, o prefeito Éden, que estava acompanhado dos vereadores Antônio Carlos Sarmento e Bonilson Timóteo, enfatizou que desenvolver em uma escola pública um ensino de qualidade tem sido o desafio de sua gestão. “Fácil não é, mas no que depender do nosso governo, a educação de Sumé galgará os melhores índices, a participação de todos nesse processo de melhoria é fundamental. Todo corpo técnico municipal está imbuído nesse objetivo”, disse o prefeito.
Desde que assumiu a Prefeitura, Éden tem reiterado o seu compromisso com a educação do município com experiências exitosas na área, a exemplo do ensino integral na Escola Maria Leite Rafael. De acordo com ele, ainda esse ano, uma segunda escola, a Padre Paulo Roberto de Oliveria, também contará com essa modalidade de ensino. Já nas escolas da zona rural existe o semi-integral.
De forma emocionada, a professora sumeense, Lúcia Simões, foi só elogios ao palestrante Celso Antunes. “Ouvir o autor de tantos livros que eu trabalhei em sala de aula com os meus alunos foi algo muito gratificante para mim. Considero um sonho realizado”, disse.
O vice-diretor do CDSA/UFCG, professor Franklin Nóbrega, enalteceu o empenho da Secretaria de Educação de Sumé em promover um evento dessa magnitude. Para Franklin, o momento foi uma grande oportunidade para quem trabalha com educação no Cariri.
A diretora da Escola Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz, Edilza Oliveira, considerou o momento rico e de aprendizado. Ela também agradeceu ao prefeito Éden e ao secretário Odilon pela oportunidade e o convite.
O secretário de Educação, Odilon Araújo, avaliou a Jornada Pedagógica 2019 de forma muito positiva. Para ele, tudo ocorreu dentro do esperado. “Quando a gente planeja não tem como dá errado. Promover uma educação pública de qualidade para todos os sumeenses é o nosso compromisso”, disse.
Odilon lembrou que a cada ano Sumé tem tido a preocupação em trazer bons palestrantes para a Jornada como forma de revigorar mentes, corações e conceitos.
Ao final do evento, Celso Antunes recebeu das mãos do secretário de Educação uma peça artesanal do artista plástico sumeense Bento Medeiros. “Eu adoro artesanato, é encantador, vou fazer uma surpresa para minha mulher. Muito obrigado”, agradeceu Celso Antunes, e finalizou: “Eu vou embora da região, não em pau de arara, como diz a música, mas de qualquer maneira, repetiria o que eu vi há muito tempo, tinha que me dissesse onde a dor mais me mortifica: se é na alma de quem vai, se é no peito de quem fica”, declarou aos risos.

Ascom PMS
Josenildo Paulino